Estes especialistas vão ser dos mais procurados este ano. E dos mais difíceis de encontrar

Um pouco por todo o mundo, as empresas estão a debater-se com a significativa falta de especialistas em Inteligência Artificial (IA), sobretudo de profissionais que dominem ‘machine learning’ e processamento de linguagem natural.

 

Especialista em IA será um dos empregos mais procurados em 2020, de acordo com um estudo recente do LinkedIn que destaca também as dificuldades com que as empresas enfrentam para encontrar o talento de que tanto precisam. A procura por estes especialistas cresceu 74% nos últimos cinco anos e deve ser uma das funções mais procuradas em 2020, preveem os analistas do LinkedIn.

Diante deste cenário de escassez, empresas como a Morgan Stanley e a Microsoft já estão a adotar novas abordagens que lhes permitam trabalhar com as suas atuais equipas e dar-lhes a formação necessária nesta área.

Nos próximos dois anos, segundo aferiu o referido estudo, vão ser criados, um pouco por todo o mundo, 133 milhões de novos empregos, sendo que 16% serão posições que envolvem IA e big data. Quanto às principais competências exigidas a estes especialistas, estas passam pelo domínio de “machine learning” e processamento de linguagem natural.

A par da procura por especialistas em IA, também os cientistas e engenheiros de dados serão muito procurados na próxima década, refletindo assim a significativa procura das empresas por soluções tecnológicas mais sofisticadas que lhes permitam uma maior competitividade num mercado tão restrito.

Ler Mais