
Estes são os 10 riscos mais críticos que o mundo enfrenta e podem definir o futuro (alguns já a curto prazo)
Em 2025 e no futuro próximo, o cenário de risco global está a ser moldado pelas rápidas mudanças tecnológicas, riscos ambientais e crescente stress geopolítico.
O Fórum Económico Mundial (FEM) entrevistou mais de 900 especialistas para determinar os riscos mais críticos a curto e longo prazo que o mundo enfrenta. Com base no Relatório de Riscos Globais do Fórum Económico Mundial, o Visual Capitalist destaca os 10 riscos globais mais impactantes a curto prazo (dois anos) e a longo prazo (10 anos).

Os riscos mais impactantes a curto prazo
Considerando os avanços na tecnologia de IA, as tensões comerciais e os impactos das alterações climáticas, os 10 principais riscos para 2027 são:
- Desinformação e informação falsa
- Eventos climáticos extremos
- Conflitos armados
- Polarização social
- Ciberespionagem e guerra cibernética
- Poluição
- Desigualdade
- Migração ou deslocamento involuntário
- Confronto geoeconómico
- Erosão dos direitos humanos e/ou liberdades cívicas
A desinformação e a informação falsa são os maiores riscos identificados para 2027, com as ferramentas de criação de conteúdos baseadas em IA a ameaçar a proliferação de notícias falsas e conteúdos enganadores.
Os impactos das alterações climáticas estão a tornar-se mais evidentes com eventos climáticos extremos frequentes, o segundo risco mais impactante. Isto inclui incêndios florestais, inundações, furacões e outros desastres naturais que deixam danos económicos e sociais duradouros.
Outros grandes riscos a curto prazo incluem conflitos armados, guerra cibernética e riscos sociais como a polarização e a desigualdade.
Os riscos mais impactantes a longo prazo
A longo prazo, até 2035, prevê-se que os riscos ambientais tenham o maior impacto global:
- Eventos climáticos extremos
- Perda de biodiversidade e colapso do ecossistema
- Alterações críticas nos sistemas da Terra
- Escassez de recursos naturais
- Desinformação e informação falsa
- Resultados adversos das tecnologias de IA
- Desigualdade
- Polarização social
- Ciberespionagem e guerra cibernética
- Poluição
Os eventos climáticos extremos tornar-se-ão ainda mais preocupantes, a par de outros riscos ambientais, como as alterações de habitat e a perda de biodiversidade. Estes são impactos indirectos das alterações climáticas e do aumento das temperaturas globais.
Os riscos geopolíticos e sociais têm uma influência decrescente a longo prazo. No entanto, as preocupações tecnológicas com a desinformação e o potencial uso indevido das tecnologias de IA continuarão a ser críticas.
O relatório descreve várias medidas para mitigar estes riscos, incluindo financiamento adicional para acções climáticas, tratados globais para lidar com conflitos armados e campanhas de literacia digital para combater a desinformação.