Estudo identifica cinco grandes desafios de comunicação na transição para o modelo de trabalho híbrido

Tendo em conta que a crise pandémica mudou definitivamente as formas de trabalho, acelerando de forma acentuada novos modelos e trabalho à distância, a Cegoc lançou o white paper “Comunicação eficaz num mundo híbrido – cinco grandes desafios de comunicação e como superá-los”, no qual identifica os desafios de comunicação mais significativos enfrentados pelos líderes na transição para o modelo de trabalho híbrido.

 

Resultante de um estudo realizado pela Voxtree em colaboração com a cegos APAC , o white paper não só identifica cinco grandes desafios comunicacionais, como apresenta dicas para ajudar as equipas a ultrapassarem estes desafios e assim aumentarem a sua produtividade, o seu engagement e, em última análise, o sucesso do seu negócio.

Desafio 1 | Comunicar com clareza: 40% dos inquiridos no estudo consideram que a clareza é especialmente importante em contexto digital e à distância. Quando a comunicação não é clara, o público-alvo pode responder de forma contrária ao objectivo e isso pode levar a atrasos no projecto (e custos acrescidos), problemas de desmotivação, clientes insatisfeitos e, no pior dos casos, gerar algum tipo de conflito.

 

Desafio 2 | Apresentar ideias em ambientes online: Os colaboradores sentem-se hoje muito mais à vontade para utilizar plataforma de vídeo como Zoom ou Microsoft Teams. Contudo, existem vários desafios, nomeadamente tornar as apresentações e reuniões online tão dinâmicas e interessantes quanto possível, para que o público-alvo se mantenha envolvido e interactivo.

 

Desafio 3 | Escrever de forma clara, concisa e persuasiva: No mundo híbrido, os colaboradores em teletrabalho dependem muito de textos e emails para comunicar à distância. As equipas devem, portanto, possuir fortes competências de escrita, não chega ser capaz de encadear uma frase ou usar a gramática correctamente, as palavras e a forma como estas são utilizadas devem ser muito bem pensadas e eficazes, porque os destinatários actuais são pessoas muito ocupadas e com uma capacidade de atenção muito reduzida.

 

Desafio 4 | Envolver (e manter envolvidos) os colaboradores e clientes: Quase metade dos inquiridos citou a motivação e o engagement dos colaboradores como o maior desafio do trabalho em regime híbrido. Além disso, 80% consideram que a comunicação estabelecida no local de trabalho é demasiado fria e funcional.

 

Desafio 5 | Gerir comunicações em formato híbrido:Gerir os elementos de uma equipa remota é mais difícil, pois exige comunicar mais regularmente e de formas diferentes. Porém, este é um equilíbrio difícil de conseguir já que, se comunica demasiado com os seus colaboradores, estes acabam por ficar sobrecarregados de informação, mas se comunica pouco, estes tendem a ficar confusos ou mesmo desmotivados.

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