Eu sou coaching psicológico

Trabalhamos, diariamente, com as bases teóricas com que nos identificamos na intenção de possibilitar o melhor desenvolvimento pessoal aos nossos clientes. E, nessa medida, pouco tempo nos resta para reflectirmos sobre essas mesmas bases de intervenção, o porquê da sua existência e da nossa identificação profissional com elas.

Por Susana Firmino, psicóloga

Mas, os novos desafios estão aí… Por exemplo, um cliente que, logo na primeira sessão, me manifesta, de imediato, o seu interesse em realizar um acompanhamento em processo de coaching… E que verbaliza preferir fazê-lo com uma psicóloga por sentir-se mais segura… Isto, de facto, acontece cada vez mais.

No final desta sessão, dei por mim a permitir-me parar para pensar na necessidade que este cliente verbalizou, e comecei num turbilhão mental que me levou ao nascimento da Psicologia. Wundt, defendia o Método de Introspeção, acreditando que o ser humano tem recursos internos para analisar os seus estados mentais, tornando-os conscientes através de imagens mentais, emoções, memórias (incluindo as sensoriais) e pensamentos que por vezes bloqueiam a acção de cada um, em crenças. Quando nos permitimos a uma introspeção “guiada” surge a autoanálise da própria mente que leva ao relato de novas construções de pensamentos, sentimentos e a acções, ou seja, a alterações comportamentais. Desta forma quando a solicitação surge com um pedido de obtenção de intervenção de coaching, para mim foi visível que queria realizar uma viagem por conquistas próprias envolvias em autoconhecimento, como um fortalecimento do seu self, num ambiente empático e de aceitação. Estava a solicitar uma intervenção Psicológica – Counselling, sem dúvida alguma.

No Coaching Psicológico, o Counselling surge no processo de acompanhamento, envolvido numa dança com outras ferramentas/ técnicas psicológicas. Assim com confiança foi possível oferecer, a esta cliente, o equilíbrio que procurava na exploração da história de vida, sentimentos, projectos de futuro, conversando sobre eles em conexão comigo, a sua terapeuta, abertamente, num ambiente aceitante, encontrando em si as suas próprias respostas e soluções. A verdade é que como seres humanos, numa sociedade em alto movimento, vamos reprimindo/ escondendo sentimentos, muitas vezes, inconscientemente, apenas vivendo na ação, quase como anestesiados pelo fazer acontecer, mas que internamente vão minando e desenvolvendo assim medo, ansiedade, dor psicológica que são perturbadores e principalmente fortes inibidores da obtenção de qualidade de vida.

É tao mágico e poderoso em processo de Coaching Psicológico ver crescer, noutro ser humano, um bem-estar psicológico, através da autodescoberta de pequeninas chaves que abrem as portas para grandes conquistas, percorrendo passagens secretas pelas suas emoções, que ajudam a enfrentar medos e a alcançar objectivos, ajustados à sua realidade e pretensão de vida.

A minha curiosidade pelo Coaching Psicológico surgiu quando começou a chegar até mim informação que o coaching seria uma recente atividade profissional que atraia pessoas que não sofrem de patologia e que num curto espaço de tempo as ajuda a alcançar o seu potencial máximo, soou-me de imediato a uma intervenção de processo psicológico. O coaching psicológico é, sem dúvida, o dar uso à intervenção psicológica a pessoas, sem patologia ou trauma severo, que tem como intenção o alcançar objectivos da esfera vida pessoal, profissional, existencial, usando os seus próprios recursos, que são embebidos da história de vida de cada um, para atingir uma mudança.

Na verdade, nós, psicólogos, temos, sem dúvida, uma base de conhecimento científico que estuda, há décadas, o sujeito no seu todo, não apenas no contexto da psicopatologia, não apenas na doença mental. Partilho o que me ocorre à mente, sempre que penso em coaching psicológico-  é uma intervenção rica em saber, de técnicas fundamentadas e repletas de certeza sobre a sua aplicabilidade no ser humano – com uma base sólida, que é, por si só, a psicologia, que bem usada, a favor do cliente, lhe dá um elevado empowerment.

A minha reflexão acabou, assim por me levar a estes pensamentos:

O Coaching Psicológico é muito mais amplo e completo, analisando o ser humano no seu todo psicológico, incluindo as suas acções.

Intervém com técnicas que transmitem, a quem a procura, um verdadeiro autoconhecimento e aceitação de si.

Pode possibilitar, assim, de facto, uma maior qualidade na saúde mental no presente e no futuro das pessoas.

 

 

 

Ler Mais