Facturação das empresas em Portugal cresce 24% em 2022. Custos com o pessoal aumentaram em quase 60%

O volume de negócios das empresas em Portugal cresceu 24% em 2022, para 82,5 mil milhões de euros, face ao ano anterior, de acordo com dados da consultora Informa D&B.

«A facturação agregada do tecido empresarial [em Portugal] aumentou 24% em 2022, para 82,5 mil milhões de euros, na comparação com o ano precedente», refere um estudo da Informa D&B, advertindo que, mesmo descontando a inflação, «o crescimento real do volume de negócios das empresas em 2022 foi superior a 15%».

O estudo permitiu ainda saber que quase dois terços (65%) das empresas no país viram a sua facturação aumentar em 2022, uma percentagem superior à verificada em 2021 e ainda maior face à observada em 2019, onde 53% das empresas aumentaram as vendas.

O trabalho indica que em 2022, os custos com o pessoal cresceram em quase 60% das empresas, apesar de apenas 22% ter aumentado o número de empregados, sendo que o aumento dos custos com pessoal foi de 14% em 2022, fruto da subida do emprego, bem como do salário médio por empregado. Cerca de 64% das empresas manteve o emprego, uma tendência que se verifica nos últimos anos.

O estudo realça também o facto de todas as empresas, desde as microempresas às de grande dimensão, terem registado em 2022 um crescimento no seu volume de negócios.

No entanto, esclarece que, quanto maior a sua dimensão, maior é o crescimento do volume de negócios, bem como a percentagem de empresas que registaram um aumento da facturação.

O documento refere também que, em todos os sectores de actividade, mais de metade das empresas viu, em 2022, crescer a sua facturação face a 2021. Os sectores que sofreram impactos mais acentuados da pandemia COVID-19, como o alojamento e restauração, transportes ou serviços gerais, registam em 2022 os maiores crescimentos, respectivamente 65%, 29% e 27%, adianta.

Além disso, em 2022, mais de metade das empresas que operavam no mercado externo (58%) registaram crescimento nos negócios com o exterior, sendo que as exportações, que representaram 20% do total do negócio das empresas, cresceram 25,5% em 2022, e mantiveram a tendência verificada em 2021, contrastando com o desempenho observado no primeiro ano de pandemia (2020).

O crescimento do comércio externo verificou-se tanto nos bens como nos serviços, lê-se no estudo. O mercado comunitário, por seu turno, representa a maior fatia das exportações (69%), mas foram os mercados extracomunitários a registar o maior crescimento no ano em análise (+28,7%).

O sector dos transportes apresentou a maior percentagem de empresas com aumentos nas exportações (64%), enquanto os grossistas tiveram o maior aumento (+39%) entre os principais sectores exportadores.

Em 2022, os custos operacionais das empresas aumentaram, mas este aumento não foi proporcional ao crescimento da facturação, já que o resultado operacional em 2022 foi 20% superior ao registado em 2021, sendo que a margem operacional se deteriorou ligeiramente.

Enquanto em 2021 o resultado operacional representava 9,4% do volume de negócios, em 2022 correspondia a 9,1%, segundo o estudo.

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