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Falta-lhe confiança profissional? Siga estas dicas
A confiança é fundamental na construção de relacionamentos. Uma relação de confiança no ambiente de trabalho cria um espaço aberto de comunicação, partilha, fluxo de ideias, superação de diferenças, produtividade e satisfação profissional.
O site Ekonomista elaborou uma lista com sete dicas para aumentar a sua confiança profissional.
1. Identifique as suas forças
Uma boa forma de aumentar a sua confiança é definir quais são as suas características mais fortes e usá-las a seu favor no dia-a-dia. Use os seus pontos fortes alinhados com os objectivos da empresa e contribua de forma eficaz para atingir resultados. Irá sentir-se mais motivado e determinado, garantindo uma posição de confiança no trabalho.
2. Assuma as suas fraquezas
Além de conseguir identificar as suas forças, é igualmente importante conseguir assumir para si mesmo os seus pontos fracos. Deve traçar um plano para eliminá-los, ou reduzi-los, e não encarar as suas fraquezas como um problema. Assuma uma atitude positiva e consciente com foco na solução para ultrapassar os seus pontos fracos e, assim, vai conseguir aumentar a sua confiança profissional de forma eficaz.
3. Seja um modelo exemplar de atitude positiva
Desenvolva uma atitude positiva face aos desafios que vão surgindo no seu dia a dia. Em vez de discutir um problema ofereça soluções, isso vai aumentar a sua confiança profissional. Um ambiente de trabalho positivo estimula a criatividade, a motivação e a produtividade de toda a equipa. Escolha a positividade e o optimismo para aumentar a sua confiança e conquistar os seus objetivos profissionais.
4. Seja claro e construtivo na comunicação
Uma boa comunicação no ambiente de trabalho é um elemento fundamental para o sucesso profissional. Não tenha medo de expor as suas ideias, certifique-se sempre que está a ser compreendido e que comunica de forma clara e objectiva. Uma comunicação eficaz constrói um bom relacionamento entre as pessoas e aumenta a motivação, o desempenho e a harmonia no trabalho.
5. Partilhe conhecimento e cultive relações
É importante partilhar ideias, opiniões, experiências e competências, criar um ambiente de trabalho onde impere a confiança, a transparência e o respeito mútuo. Cultive relações onde se possa falar livremente e pensar de forma mais criativa, sem receio de críticas ou da diferença de opiniões. Um ambiente mais inteligente e representativo de opiniões origina melhores resultados pessoais, profissionais e organizacionais.
6. Peça opiniões
Não fique à espera de receber avaliações do seu desempenho profissional. Peça feedback à sua equipa e perceba se o seu trabalho corresponde ou fica aquém das expectativas. Isso irá turbinar o seu desempenho, fará com que realize as suas tarefas com uma atitude mais confiante e que seja reconhecido por isso.
7. Assuma um compromisso profissional
Assumir um compromisso é estar totalmente envolvido e contribuir ativamente para o crescimento da empresa e dos seus resultados. Para conquistar a confiança profissional, além de cumprir as suas responsabilidades, assuma uma atitude dinâmica e participativa, apresente sugestões de melhoria e desenvolva acções que potenciem os melhores resultados.