
Farmacêutica Kyowa Kirin tem nova general manager para o sul da Europa
Claudia Coscia é a nova general manager para o Sul da Europa (Espanha, Itália e Portugal), substituindo Norberto Villarrasa, que assumiu o cargo de vice president Senior Head of Strategy da companhia até ao momento.
Formada em Biologia pela Università degli Studi di Milano, será responsável por coordenar e implementar projectos-chave e representar a empresa junto de doentes e instituições. Com mais de 20 anos de experiência profissional na indústria farmacêutica, desempenhou funções em empresas como GSK, Ipsen, Shire e Recordati Rare Diseases.
Cláudia Coscia juntou-se à Kyowa Kirin como directora da Unidade de Negócios de Cuidados de Suporte. Mais tarde, ocupou o cargo de directora geral para Itália e Grécia na Recordati Rare Diseases até regressar à Kyowa Kirin, com o objectivo de continuar a apoiar o desenvolvimento do franchise de Nefrologia no Sul da Europa, garantindo a coordenação entre os países. Mais tarde, assumiu a função de country manager em Itália e a direcção da Unidade de Negócios de Nefrologia do cluster do Sul da Europa.
«Olhando para trás para todos estes anos, estou muito satisfeita com o apoio da Kyowa Kirin e grata pela confiança que a companhia depositou em mim enquanto estive ao leme da filial espanhola, assim como Itália e Portugal. Continuaremos a trabalhar no nosso compromisso com os doentes e com a inovação para desenvolver novos tratamentos para doenças com necessidades médicas não atendidas», declarou a manager.
Por seu truno, Norberto Villarrasa foi nomeado senior vice-president Head of Strategy na Kyowa Kirin, juntando-se à equipa internacional, onde irá liderar esta posição num momento-chave para a estratégia de crescimento global da empresa na área das doenças raras e para preparar futuros lançamentos de produtos inovadores.
Licenciado em Economia pela Universidade de Granada, Villarrasa centrou a sua formação na área empresarial através de um MBA na IE Business School (2002) e, em 2012, com formação em Liderança Internacional no INSEAD (França).
Norberto iniciou a sua carreira profissional na empresa farmacêutica Grünenthal onde, entre outros cargos, foi director de Market Access para Espanha e, posteriormente, desempenhou funções estratégicas internacionais, tais como a direcção geral em Portugal, que dirigiu durante quatro anos, e como vice-presidente de Cuidados Ambulatórios para a Europa e Austrália na sede da empresa na Alemanha.
Antes de se juntar à Kyowa Kirin como director geral do Sul da Europa, Norberto Villarrasa fez parte da equipa da Ipsen Pharma, onde foi o responsável da Unidade de Oncologia da companhia durante dois anos e director de Access e Value.
«Tenho orgulho em fazer parte da equipa Kyowa Kirin, cujos pilares se baseiam na inovação, integridade e trabalho de equipa, essenciais para levar os nossos tratamentos inovadores aos doentes e suas famílias», revelou Villarrasa.