Fidelidade: Gestão de pessoas em contexto de grupo internacional

O Grupo Fidelidade investe continuamente numa Gestão de Pessoas que procura reflectir a diversidade cultural e as necessidades locais. Desde a criação da equipa internacional da Direcção de Pessoas e Organização em 2020, o foco tem sido alinhar práticas globais com a identidade cultural do grupo, promovendo um ambiente inclusivo.

Por: Beatriz Casado, responsável da equipa internacional da Direcção de Pessoas e Organização da Fidelidade

O Grupo Fidelidade conta actualmente com cerca de 7637 colaboradores em 12 países do mundo. A equipa internacional da Direcção de Pessoas e Organização foi criada em Julho de 2020 com o objectivo de consolidar a identidade cultural do Grupo, alinhada com as necessidades do negócio e abraçando a diversidade para reforçar o engagement, o desenvolvimento dos colaboradores e o trabalho em equipa.

A nossa missão vai além da simples divulgação global das melhores práticas de Gestão de Pessoas. O nosso objectivo é tornar estas práticas inspiradoras e eficazes, respeitando os valores e culturas de cada operação local. Nos últimos anos, temos trabalhado para desenvolver uma abordagem clara e inspiradora de gestão de pessoas que integre o objectivo e as competências globais em todas as nossas iniciativas.

Áreas de actuação

  • Liderança Transformadora: Trabalhamos em proximidade com os nossos líderes para desenvolver competências essenciais que facilitem a transformação, responsabilizando as equipas e planeando a sucessão. O nosso trabalho passa por apoiar as lideranças para que se transformem em genuínos gestores de pessoas. Esta tem sido a nossa prioridade – preparar e acompanhar os líderes para que possam inspirar, motivar e orientar as suas equipas com eficácia e visão estratégica.
  • Ambiente de Trabalho Diverso e Inclusivo: Valorizamos a diversidade e esforçamo-nos para criar um ambiente inclusivo onde todas as pessoas se sintam valorizadas e felizes a trabalhar. Acreditamos que a diversidade de pensamento e experiência enriquece o nosso Grupo e impulsiona a inovação. Nesse sentido a Fidelidade implementou uma política de Grupo de Diversidade, Inclusão, Equidade e Sentido de Pertença (DEIP) e cada geografia está a desenvolver um programa de DEIP adaptado à sua realidade local.
  • Trabalho Agile e Compromisso com a Sustentabilidade: Apresentamos e disponibilizamos ferramentas que facilitam a gestão de pessoas nas diversas geografias, focando-nos na simplificação e eficiência. Abordamos a intersecção entre a humanidade e a tecnologia num contexto de urgência e sustentabilidade através de algumas iniciativas específicas, nomeadamente a implementação de plataformas de aprendizagem online para capacitar nossos colaboradores em práticas sustentáveis.
  • Aproveitamento de Sinergias: Promovemos a partilha de experiências, projectos e desafios entre as áreas de pessoas dos diferentes países, acrescentando valor ao negócio e fomentando um futuro mais humano.
  • Comunicação e Alinhamento Global: Como a gestão de pessoas numa empresa como a Fidelidade, exige uma comunicação constante e eficaz, utilizamos plataformas digitais e reuniões regulares para assegurar que todos os colaboradores, independentemente da sua localização, estão alinhados com os objectivos e valores do Grupo Fidelidade, sempre adaptados à sua cultura e realidade local.
  • Desenvolvimento Contínuo: Investimos em programas de formação globais de modo a capacitar os nossos colaboradores, promovendo a mobilidade interna e garantindo que todos têm acesso a oportunidades de crescimento profissional.

Em 2023, realizámos a primeira Reunião Presencial Internacional de Gestão de Pessoas em Lisboa, com a presença dos responsáveis de Pessoas das várias geografias. Esta reunião, designada “Gestão de Talento na Fronteira do Futuro”, contou com uma equipa diversificada e proporcionou momentos de partilha de experiências, práticas locais, desafios e sugestões, fortalecendo os laços e co-construindo a Comunidade de Pessoas do Grupo Fidelidade. Reflectimos sobre o futuro do trabalho, novas funções que vão surgir, novas formas de aprender e mobilidade internacional.

Após a reunião em Lisboa, sentimos uma maior percepção geral e aceitação das necessidades de alinhamento no Grupo, um maior sentimento de afiliação dos Responsáveis de Pessoas para com o Grupo Fidelidade, e um reconhecimento crescente da procura de alinhamento entre todas as equipas. Destacaram-se as seguintes mensagens:

  • Assegurar o alinhamento das práticas de gestão de pessoas com a estratégia global do Grupo Fidelidade, fortalecendo a coesão e a colaboração entre as diferentes geografias.
  • Os valores partilhados que nos distinguem de outras organizações, deixando uma marca não só nos clientes, mas também em nós, enquanto colaboradores.

Para que a Vida não Pare, a Gestão Global de Pessoas no Grupo Fidelidade é, sem dúvida, um desafio contínuo e dinâmico, mas estamos comprometidos em enfrentar este desafio com dedicação e inovação, garantindo que todos os nossos colaboradores possam construir um futuro dinâmico e promissor.

Este artigo foi publicado na edição de Outubro (n.º 166) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais