Filipa Martins assume a direcção-geral da Edenred Portugal

Directora-geral do SAPO desde 2015, Filipa Martins assume agora a liderança da Edenred Portugal. Conta com mais de 16 anos de experiência no mercado de media digital e cinco em consultoria de alta direcção, entrando agora na área dos Benefícios Extra-Salariais. Vai reportar a Bertrand Dumazy, presidente e CEO do Grupo Edenred. Em entrevista exclusiva à Human Resources, partilha o que este desafio representa e os objectivos que se propõe alcançar.

 

Filipa Martins integrou o portal SAPO em 2004 para liderar uma equipa de gestão de parcerias de conteúdos. Antes de assumir o novo desafio, era agora directora-geral, definindo a estratégia de conteúdos digitais, e-commerce e produtos e serviços SAPO na Altice Portugal, liderando equipas de produto, comerciais e tecnológicas. Era ainda administradora não executiva das empresas Sportinveste Multimédia, Janela Digital e Venda Já.

Iniciou a sua carreira na A.T.Kearney, enquanto consultora, nas áreas de Transportes, Administração Pública, Instituições Financeiras e Pasta e Papel, onde trabalhou cinco anos.

Tem um mestrado e MBA pela NOVA School of Business and Economics e uma licenciatura em Business Administration pela Universidade Católica.

Filipa Martins é agora a nova CEO da Edenred Portugal, substituindo no cargo Mauro Borochovicius.

Em entrevista exclusiva à Human Resources, Filipa Martins partilha que «no contexto actual de pandemia global e crise económica, actuar num sector de benefícios sociais que pode ter tantos impactos sócio-económicos», o novo desafio é, «acima de tudo, uma oportunidade». Surgiu «como uma evolução natural em termos profissionais», e, revela, está muito próximo do seu dream job.

 

O que a fez aceitar assumir a direção-geral da Edenred?

O sector dos benefícios sociais é um business for good, tem o propósito de facultar ferramentas de dinamização socioeconómica que aportam valor para as empresas e para os colaboradores na forma de benefícios fiscais, e injecta valor na economia pelo valor adicional que é consumido junto de uma rede pré-estabelecida.

Existe um potencial imenso no contexto actual, tanto para as soluções em cartão como para as mais digitais, que permitem atribuir benefícios com um determinado intuito de utilização a um conjunto de beneficiários. Poder participar no processo de transformação digital deste sector no momento actual, é acima de tudo um privilégio, sobretudo, trabalhando para uma empresa com que me identifico tanto em termos culturais. Paixão pelos clientes, respeito, imaginação, simplicidade e espírito empreendedor, são valores que me mobilizam e que me fizeram querer fazer parte deste projecto multinacional que é a Edenred.

 

Quais os principais desafios que perspectiva na liderança de uma empresa que actua num sector distinto da sua experiência anterior, e num momento particularmente desafiante como o actual?

No contexto actual de pandemia global e crise económica, actuar num sector de benefícios sociais que pode ter tantos impactos socioeconómicos, é, acima de tudo, uma oportunidade. Para além do sector da restauração e bens alimentares que o cartão Euroticket Refeição permite dinamizar, muitas outras áreas de actuação podem usufruir de soluções Edenred como mecanismo de dinamização económica de indústrias e apoio social de trabalhadores, como as áreas da educação, saúde, turismo e cultura.

Apesar de o sector ser distinto da minha experiência anterior, tem grandes semelhanças em termos de liderança de uma equipa que, acima de tudo, gere um ecossistema complexo. Altera-se, apenas, o tipo de interlocutores, mas a mecânica de funcionamento do ecossistema é semelhante à de um portal que gere uma rede de parceiros e que vende publicidade digital a um conjunto de clientes.

 

Que objectivos, em concreto, se propõe alcançar a curto/ médio prazo?

Este ano, em concreto, pretendemos reforçar e valorizar a nossa oferta com mais comunicação e iniciativas que potenciem a actual rede de parceiros e ajudem a recuperação do sector da restauração. Um bom exemplo é o Euroticket+, um Programa de benefícios lançado pela Edenred Portugal para mitigar os efeitos da crise causada pela COVID-19, que se destina a parceiros do sector alimentar e da restauração e contempla um cartão carregado com um valor oferecido pela Edenred, a um conjunto alargado de estabelecimentos alimentares selecionados.

Este é, também, um bom ano, dados os constrangimentos de confinamento, para, internamente, nos prepararmos para maior flexibilidade no lançamento de outras ofertas e digitalização de soluções e processos. Queremos, também, ir criando as bases para, num pós-pandemia, conseguirmos contribuir com as nossas soluções para aquele que é o nosso propósito: a dinamização socioeconómica não só do sector da restauração, bens alimentares e educação, mas também de outros que tão penalizados estão a ser pelo contexto COVID-19, como a saúde, a cultura ou o turismo.

 

Depois de cinco anos como directora-geral do SAPO, o que espera que este novo desafio represente a nível profissional?

Este desafio surgiu como uma evolução natural em termos profissionais, beneficiando de todas as competências que desenvolvi até hoje, e surgindo como um passo evolutivo, na medida em que assumo a responsabilidade de CEO da filial Edenred Portugal, uma multinacional cotada, que tendo uma presença de mais de 30 anos em Portugal, a apoiar socioeconomicamente o país, está a liderar com um profundo processo de transformação digital. Em termos profissionais está muito próximo do meu dream job.

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