Flash Talk: O talento como premissa crucial

Com uma cultura organizacional em que os pilares são a estabilidade, o conhecimento das equipas, responsabilidade e integridade e a promoção de boas condições de trabalho, o Celetem – BNP Paribas Personal Finance foi a primeira instituição financeira portuguesa a conseguir a distinção de Top Employer Portugal.

 

Por Diana Pedro Tavares

Este prémio, dado pelo Top Employers Institute, em 2018, vai permitir que a empresa se junte a uma comunidade de mais de 1350 membros, top employers, a nível global, para a partilha de melhores práticas e análises comparativas.

Numa empresa com cerca de 700 colaboradores, como se planeia e concretizam boas práticas? Paul Milcent, CEO do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance, conta sobre o caminho que a empresa percorre para conseguir os melhores resultados.

O que distingue o Cetelem – BNP Paribas Personal Finance de outras empresas da área, ao nível da Gestão de Pessoas?

Temos uma política de forte aposta no capital humano, bem como nas vertentes estruturais que desenvolvemos. Isto no sentido de manter motivação dos quadros, dando-lhes condições para que sejam capazes de atingir os objectivos propostos.

Em simultâneo, assumimos um papel de proximidade com os colaboradores, ao estarmos atentos ao seu dia-a-dia.

Qual a importância da promoção do talento para o Cetelem – BNP Paribas Personal Finance?

Essa é uma premissa de importância crucial e sobre a qual trabalhamos todos os dias. Os resultados estão à vista: a quase totalidade dos nossos colaboradores afirmarem estar orgulhosos por trabalhar no Cetelem.

Estamos num cenário de “guerra” pelo talento, especialmente para conseguir atrair Millennials e Geração Z. Que “armas” usam?

As novas gerações têm uma noção bastante diferente de carreira profissional, isto face ao que tradicionalmente se considera. Ou seja, estão menos disponíveis para ficar uma vida inteira na mesma empresa, necessitam de desafios, de constantes projectos. É isso que temos vindo a tentar fazer: desafios constantes, projectos relevantes, uma estrutura que os apoia.

Têm uma equipa multigeracional? Como fazem a gestão entre o talento sénior e experiência e o talento jovem e eventualmente mais inovador?

Acima de tudo, não queremos sobrepor estratos etários. Cada qual, à sua maneira, tem algo para dar à empresa. Seja pela experiência dos que fazem parte da equipa há mais tempo, seja pela irreverência e fresh eyes de quem chegou recentemente.

Para nós a questão não é ter uma equipa mais ou menos multigeracional, é a nossa estratégia de talento que tem como consequência a diversidade, que neste caso vai dos jovens recrutados aos mais experientes, mas que souberam evoluir e adaptar-se aos tempos.

Como define a vossa cultura organizacional?

As nossas forças são os pilares sobre os quais o BNP Paribas está edificado. Elas foram identificadas, como tal, pelos colaboradores, independentemente da sua função ou do seu país. Falamos de estabilidade, fazendo uma gestão orientada para o longo prazo; o conhecimento das nossas equipas; a construção de uma cultura de responsabilidade e integridade; e a promoção de boas condições de trabalho, onde as pessoas são tratadas de forma justa e com respeito.

A comunicação interna é outra das vossas apostas. Que iniciativas, ferramentas e conteúdos privilegiam neste âmbito?

Temos hoje várias ferramentas que permitem a todos os colaboradores de forma rápida e digital acederem à sua informação enquanto colaborador, gerindo os seus dados, mas também, e principalmente, o seu Plano de Desenvolvimento Pessoal, com acesso ao catálogo de formação do Banco e às oportunidades de mobilidade internas no Grupo.

E a responsabilidade social, que importância assume, nomeadamente para os vossos colaboradores?

No âmbito dos nossos programas de responsabilidade social tentamos seguir uma política de Recursos Humanos empenhada e responsável. Entre as acções que temos vindo a desenvolver, destacamos semanas de saúde e bem-estar onde, através de vários workshops, incentivamos os nossos colaboradores a seguir uma vida saudável.

Porque estamos atentos às necessidades dos nossos colaboradores, primamos também por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, através de um horário flexível. Adicionalmente, e no âmbito do nosso programa de responsabilidade social desenvolvemos actividades mais abrangentes, como, por exemplo, acções de voluntariado que visam sobretudo a promoção da literacia, no domínio financeiro e também o combate à exclusão social, entre outras.

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