![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/09/transformação-digital2.jpg)
Foi assinado um acordo para aumentar a literacia digital das jovens nas zonas do interior de Portugal e Espanha
Contribuir para aumentar a literacia digital em matéria de género nas zonas do interior de Portugal e Espanha é o objectivo central do acordo assinado entre a Inspiring Girls, organização não-governamental de mulheres (ONGM), e a Stellantis, o fabricante de automóveis, que inclui as marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Leapmotor, Maserati, Opel e Peugeot.
Ao abrigo do novo acordo de parceria, a Inspiring Girls e a Stellantis vão colaborar no âmbito do programa “Digitalização sem Limites”, criado por esta ONGM, com vista a promover o aumento das competências digitais de jovens entre os oito e os 12 anos de idade, através da oferta de formação digital básica. O projecto vai também actuar ao nível da promoção da reintegração profissional de mulheres desempregadas, contribuindo assim para melhorar a sua empregabilidade após o programa, bem como a assistência mútua entre gerações.
«Esta parceria é mais um importante marco neste projecto e no trabalho da Inspiring Girls em Portugal. O projecto “Digitalização sem limites” vai além da promoção da inclusão digital, ao apoiar também a reinserção profissional de mulheres desempregadas. Estamos muito orgulhosas desta iniciativa transformadora que vai impactar positivamente as nossas comunidades», afirma Joana Frias Costa, presidente executiva da Inspiring Girls Portugal, que vê assim crescer a rede de parceiros.
O acordo entre os dois parceiros inclui a oferta de formação em competências digitais a mulheres em situação de desemprego nas áreas de interesse que, por sua vez, serão contratadas para actuar como formadoras para os jovens da sua área, criando assim oportunidades de formação e de empregabilidade. Por sua vez, junto dos mais jovens, o objectivo é «dotá-los de competências digitais incontornáveis actualmente no mercado de trabalho e criar mais oportunidades para que atinjam os seus objectivos de vida».
A adesão da Stellantis integra-se na política de Responsabilidade Social Corporativa do importante grupo, através do apoio aos mais vulneráveis nos territórios onde as suas fábricas estão localizadas (Madrid, Vigo e Saragoça e, em Portugal, em Mangualde). Em Portugal, além de Mangualde, a iniciativa será também implementada nas zonas de Nelas, Carregal do Sal, Sátão, Viseu e Penalva do Castelo.
«Na Stellantis, empresa de tecnologia de mobilidade sustentável, estamos fortemente empenhados na diversidade e na inclusão. Ao aderir a este projecto, contribuímos para garantir que todos os jovens, independentemente da sua localização geográfica, tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer no mundo digital», sublinha Rocío López, directora de Recursos Humanos da Stellantis Iberia.