Fundação Calouste Gulbenkian e APAV juntam-se contra a violência contra pessoas idosas

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Fundação Calouste Gulbenkian apresentaram a campanha nacional “Olhar com olhos de ver”, desenvolvida pela agência criativa CARMEN e a agência de comunicação ALICE, do YoungNetwork Group. A campanha foi criada no âmbito do projecto Portugal Mais Velho com um objectivo claro: sensibilizar a sociedade para a violência contra pessoas idosas e apelar à responsabilidade de todos a não permanecerem indiferentes perante situações que tantas vezes estão tão próximas.

 

De acordo com as mais recentes estatísticas da APAV, entre Janeiro e Agosto de 2025 foram apoiadas 1557 pessoas idosas vítimas de crime e violência, das quais 75% mulheres. Em média, cada vítima sofreu dois crimes em simultâneo. A violência doméstica foi a mais notória, representando 81% dos casos, muitas vezes praticada por familiares próximos, em particular filhos e filhas.

É neste contexto que surge a campanha “Olhar com olhos de ver”. Com uma linguagem visual impactante e uma estratégia multicanal, presente em televisão, rádio, imprensa e plataformas digitais, a campanha procura tornar visível o que tantas vezes permanece escondido, alertando a sociedade e incentivando à denúncia.

«A violência contra pessoas idosas é um fenómeno muito presente, mas nem sempre visível. Esta campanha tem o objectivo de sensibilizar a comunidade para uma realidade que, em muitos casos, está ainda oculta», refere Marta Carmo, gestora da iniciativa Portugal Mais Velho, da APAV.

«Esta campanha é um apelo a que deixemos de olhar para o lado. A violência contra pessoas idosas acontece todos os dias e precisa de ser vista para ser combatida. Quisemos criar uma mensagem simples, mas poderosa, que provoque reflexão e, sobretudo, acção», refere Daniela Silva, Senior Account director da CARMEN.

«Temos novamente a oportunidade de trabalhar lado a lado com a APAV numa causa que não pode ser ignorada. Esta campanha usa a força da criatividade para dar visibilidade a uma realidade dolorosa e, ao mesmo tempo, convida a sociedade a agir. É um privilégio poder contribuir para reforçar a proteção e a dignidade das pessoas idosas», afirma Ana Luísa Paiva, Chief Operations Officer do YoungNetwork Group.

Ler Mais