Génios informáticos de todo o mundo competem no Porto

No ano em que a final do International Collegiate Programming Contest, maior evento do mundo na área da programação, tem como palco a Invicta, há uma equipa portuguesa, constituída por estudantes da Universidade do Porto (U.PO), que quer deixar o troféu em casa. Sagra-se campeã desta 43ª edição a equipa que conseguir resolver 10 desafios.

 

As 135 equipas finalistas – compostas por mais de 400 participantes, oriundos de 47 nacionalidades – chegam já no 31 de Março à Alfândega do Porto, onde vão estar até 5 de Abril, para uma semana dedicada à programação. O dia da competição, a 4 de Abril, é antecedido por um programa de actividades paralelas, onde os participantes terão oportunidade de contactar com empreendedores, empresários e outros jovens talentos nacionais ao longo de uma semana, que deverá juntar mais de 1200 pessoas.

Alberto Pacheco, Gonçalo Paredes e Ricardo Pereira, de 20 anos, são estudantes da Faculdade de Ciências da U.Porto e compõem a primeira equipa a representar Portugal. A Rússia, que tem sido a vencedora nas últimas edições, vai marcar presença no Porto com 10 equipas, mas são os Estados Unidos da América e a China que lideram o número de alunos, estando ambos a participar com 17 equipas cada. Já a Índia, o Brasil, o Egipto e a Síria participam com seis equipas.

«A competição atrai não só os melhores estudantes universitários de todo o mundo como é, ainda, uma grande oportunidade de recrutamento para as grandes marcas da tecnologia», garante a U.PO, em comunicado, sublinhando que «grande parte dos alumni desta competição encontram-se, neste momento, em cargos de chefia ou de topo». É o caso de Adam D’Angelo, CEO do Quora e antigo CTO do Facebook, Tony Hsieh, gestor no Facebook, ou Craig Silvestein, o primeiro colaborador da Google.

Acrescenta ainda que pretende «projectar a cidade Invicta como ‘capital mundial’ da programação, valorizando o talento gerado pela instituição e estimulando a captação de investimento por parte de entidades e empresas ligadas à tecnologia e inovação».

Esta competição é organizada pela U.PO, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, e tem como parceiros a Huawei, Two Sigma, Endure Capital, Prodigy Finance, a  DNS.PT, Associação de Turismo do Porto e Norte, Farfetch, Primavera, Euronext, Efacec, Jumia, Natixis, Autosueco, Axians, Cisco, Maxiglobal, Sonae, Firmo e Navigator.

A entrada no evento é gratuita, mas limitada, estando prevista a emissão em streaming para todo o mundo.

Veja também estas notícias.

Ler Mais