Conhece as prioridades para 2021 relativamente à gestão de pessoas? Veja se concorda ou se acrescenta mais alguma

A pandemia mudou o mundo. Da maneira como nos socializamos e estudamos a como consumimos, quase nada é igual ao que era um ano atrás. E a área que mais sofreu mudanças foi a do mercado de trabalho.

O departamento de gestão de pessoas teve que se reinventar bruscamente para dar suporte a empresas e colaboradores, enquanto tentava lidar com as consequências da pandemia, do confinamento e do trabalho remoto. Mas, afinal, vivemos nos últimos meses um modelo que veio para ficar?

A preocupação com esse novo modelo na organização de trabalho é uma das principais preocupações apontadas por 800 líderes de RH que participaram numa pesquisa do Gartner Institute sobre as prioridades do sector para 2021.

Construir habilidades e competências foi apontado como a maior meta por 68% dos entrevistados. Esses dados refletem o cenário provocado pela pandemia. A preocupação com a saúde de cada profissional mantem-se em evidência já que 2020 mostrou que sem colaboradores nenhum negócio sobrevive.

A pandemia colocou ainda mais as pessoas no centro das atenções. As empresas sentiram dificuldade em colocar todos os colaboradores em trabalho remoto e em dar suporte emocional às vítimas e familiares da covid-19. As mudanças foram tão grandes que era difícil imaginar que os departamentos de Recursos Humanos conseguiriam dar uma resposta satisfatória tão rapidamente. Não só isso foi possível, como também os RH se tornaram na área mais importante nas empresas.

As prioridades na gestão de pessoas para 2021

As profundas mudanças no mercado de trabalho com a adopção massiva da tecnologia e as novas maneiras de trabalhar aceleradas pela pandemia deixam em evidência que a capacidade de promover novas habilidades nos colaboradores está aquém da necessidade real. Segundo o levantamento do Gartner Institute, os principais desafios são identificar os gaps nas skills, integrar a aprendizagem ao fluxo de trabalho e desenvolver essa competência de uma maneira rápida.

O principal desafio é oferecer desenvolvimento aos colaboradores com a rapidez necessária. Outra pesquisa do instituto em 2020 apontou que o número de skills requeridas para um determinado trabalho cresce cerca de 10% a cada ano, e que 33% das habilidades solicitadas em ofertas de emprego em 2017 não serão necessárias até 2021. A tecnologia muda rapidamente e um dos desafios é ajudar os profissionais a acompanhar essa mudança.

Os desafios para 2021

Se em 2020 as mudanças chegaram sem aviso prévio, as lições aprendidas devem nortear a gestão de pessoas em 2021. O principal desafio será adequar o novo modelo de trabalho ao contexto das organizações e do mundo. Essa decisão vai ter impacto na forma como as ações de gestão de pessoas irão funcionar. O uso de dados para fornecer insights de como fazer essa gestão será um dos desafios mais importantes, aliado à capacidade crítica e à criatividade para solução de problemas complexos.

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