Gestão de Seniores e Envelhecimento Activo / Preparação para a Reforma – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa que tem a melhor política de optimização dos recursos mais seniores, utilizando e promovendo a partilha do seu know-how e experiência, assim como promovendo a actualização das suas competências e conhecimentos, assegurando igualmente uma transição gradual para a reforma, com aconselhamento e apoio?

 

Pitch dos finalistas

 

CGD

Um dos princípios da Gestão de Pessoas da Caixa é a potenciação dos seus recursos mais seniores, garantindo o seu envolvimento e partilha de conhecimento interno, com um especial foco na transição para a reforma. Dispomos de equipas especializadas que garantem o seu aconselhamento e apoio na análise e tomada de decisão relativa às várias questões associadas à preparação para uma nova fase das suas vidas incluindo, em muitos dos casos, apoio de outplacement em novas atividades.

A Caixa garante, ainda, que os seus colaboradores mantêm o acesso aos serviços de acompanhamento médico e social, após a sua passagem à situação de reforma, para além de programas diversos que permitem a continuidade da sua ligação à Caixa.

 

CTT

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EDP

Os colaboradores fazem parte da história das empresas e a EDP pretende apoiar os seus colaboradores ao longo da sua jornada, desde a sua entrada até à sua saída para a pré-reforma ou reforma. A EDP sabe que esta fase de transição é desafiante e acredita que as empresas devem ter um papel ativo na promoção de uma transição plena, que coloque o bem-estar no centro dessa experiência. Neste sentido, a EDP criou o Programa Planear a Reforma para acompanhar os colaboradores na preparação desta nova fase da sua vida, focando temas decisivos na forma como a EDP apoia as suas pessoas no processo de pré-reforma ou reforma, nomeadamente nas áreas de gestão de finanças pessoais, exercício físico, nutrição, gestão do stress e bem-estar e voluntariado.

 

Fidelidade

É com enorme orgulho que constatamos que a Fidelidade se encontra nomeada para as categorias correspondentes aos temas a que tanto nos dedicamos todos os dias.

Temas como o Employer Branding, a Gestão de Talento ou a Meritocracia, são para a Fidelidade estratégicos, mas são, acima de tudo prioritários.

Temas que refletem e são reflexo do bem-estar dos nossos colaboradores desde o seu primeiro dia de onboarding, ao seu dia-a-dia no exercício das suas funções, ou quando se preparam para uma nova fase da sua vida, a reforma. Na Fidelidade o nosso foco são mesmo as Pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e embora não trabalhemos com o intuito de conquistar prémios, gostamos sempre de ver reconhecido este nosso foco, pelas Pessoas e para as Pessoas. Para que a vida não pare.

 

Grupo Ageas

No Grupo Ageas Portugal existe um plano para a gestão de seniores, envelhecimento ativo e preparação para a reforma. Todos os Colaboradores têm acesso ao apoio de uma Assistente Social para apoio nos mais diversos temas da sua vida profissional e pessoal e, em específico, nas simulações de reformas. Para estes, também, existe um programa de promoção da saúde e prevenção da doença com rastreios gratuitos do cancro colorretal. Os Colaboradores de uma certa idade também têm oportunidade de usufruir dias de férias extra.

 

MC / Continente

No âmbito da nossa estratégia de Diversidade e Inclusão uma das dimensões que endereçamos são as gerações, sendo que acreditamos que o verdadeiro valor resulta da intergeneracionalidade. Acreditamos e queremos promover a experiência e aliá-la à curiosidade própria de quem se depara com a empresa pela primeira vez ou há pouco tempo. Neste sentido promovemos iniciativas como reverse mentoring e participação em ações de onboarding. Para além disso, promovemos de forma holística iniciativas de bem-estar como seja promoção de alimentação saudável e de uma vida ativa e equilibrada física e mentalmente. Adicionalmente temos um pacote de benefícios que se mantém após a reforma, bem como a possibilidade de participarem em ações de responsabilidade social através da Missão Continente.

 

SCML

A gestão de pessoas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem sido reconhecida pela Human Resources, o que constitui um orgulho e, também, uma responsabilidade. Sermos novamente nomeados é um reconhecimento que agradecemos, sobretudo num ano em que a pandemia apresentou desafios enormes e nós estivemos à altura graças ao empenhamento de toda a equipa nas várias frentes.

São as nossas pessoas que determinam o sucesso e valor da nossa atuação. Por isso desde o primeiro dia e até à reforma acompanhamos e adequamos a gestão às várias fases, desde o “onboarding”, às oportunidades de valorização pessoal e profissional, às mudanças internas de mobilidade, à promoção da transmissão de conhecimentos antes da reforma. E estamos ao lado de todos, com benefícios exclusivos para colaboradores.

Porque as nossas pessoas são a nossa grande inspiração.

 

Super Bock Group

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