Grande maioria dos trabalhadores portugueses afirma que os seus gestores não têm as competências para um futuro remoto de sucesso

De acordo com o estudo “A liderança híbrida em Portugal e na Europa”, desenvolvido pela GoodHabitz, cerca de 26% dos colaboradores em Portugal sente que os seus gestores não possuem as competências necessárias para conduzir as equipas a um futuro remoto de sucesso.

 

Porém, os resultados mostram que em Portugal este resultado é mais positivo do que no resto da Europa onde a média mostra que 34% dos colaboradores sente que o seu gestor não possui as competências necessárias para liderar a sua equipa num ambiente remoto.

A principal razão apontada é o facto de o trabalho remoto exigir um conjunto de diferentes competências por parte dos gestores, sendo que os colaboradores sentem que há espaço para a chefia melhorar nas competências de comunicação (30%), liderança empática (26%), criação de espírito de equipa (23%) e liderança inspiradora (23%).
De acordo com o estudo, apenas 45% dos inquiridos em Portugal sente que os seus gestores são perfeitamente capazes de os conduzir a um futuro remoto.
Além disso, a pesquisa mostra também que mais de metade dos inquiridos portugueses (51%) sente que o trabalho remoto, nos últimos dois anos, não afectou a relação que já tinham com a sua chefia, sendo que cerca de um terço (30%) indica que este período os aproximou e apenas 14% indica que a sua relação se tornou pior ou muito pior (5%) ao longo do período de trabalho (parcialmente) remoto.
Os resultados não mostram uma diferença dramática com os resultados europeus. A média europeia indica que 45% dos profissionais sente que a relação com os seus managers não mudou. Ainda assim, 20% dos colaboradores europeus sente que a sua relação com a chefia se deteriorou, enquanto 35% sente que a relação com os seus líderes melhorou ao longo dos últimos dois anos.  Todavia, os colaboradores afirmam que os líderes precisam de ganhar novas competências para gerir neste novo mundo híbrido. Neste sentido, destacaram a comunicação (30%) e liderança empática (26%) como as competências onde as chefias mais devem melhorar. Além destas, destacaram também a criação de espírito de equipa (23%), liderança inspiradora (23%), habilidades digitais (22%) e foco na saúde mental no trabalho (22%), que requerem também especial atenção. Todas estas skills podem ser facilmente ligadas a um novo modelo de liderança exigido pelo futuro do trabalho (remoto).  Por fim, relativamente às competências pessoais que os colaboradores portugueses mais gostariam de actualizar tendo em vista o futuro do trabalho, estes destacam três categorias de competências, 39% gostariam de melhorar as suas competências digitais para melhor corresponderem às necessidades no trabalho híbrido; 36% gostariam de melhorar as suas competências de comunicação e idiomas; e 33% dos colaboradores em Portugal quer desenvolver as suas competências de liderança.
Segundo dados da empresa de e-learning corporativo, depois de dois anos de pandemia, quase metade dos colaboradores portugueses (47%) viram a sua situação de trabalho mudar.
Já 20% destes passaram de trabalhar apenas em modelo presencial para trabalharem unicamente a partir de casa, enquanto 27% passaram a trabalhar em regime híbrido. Por sua vez, 75% da população activa acredita que continuará a trabalhar (parcialmente) a partir de casa no futuro, o que indica que o trabalho remoto veio para ficar.
O estudo levado a cabo pela GoodHabitz, em parceria com a Markeffect, foi realizado através de inquéritos a 13.615 colaboradores em 13 países europeus, dos quais fizeram parte 1047 pessoas da população activa em Portugal, entre os 25 e 55 anos de diferentes funções e indústrias e em empresas de diferentes dimensões.