![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2014/04/2Soldador.jpg)
Grupo ISQ cria iniciativa para integrar 400 desempregados em novos estágios
O grupo português ISQ criou uma iniciativa chamada “Qualificar para Empregar”, que visa colocar 400 estagiários em empresas de sectores onde há falta de pessoal qualificado no País.
O Grupo ISQ, que presta serviços de inspecção, ensaio, formação e consultoria técnica em diversas parte do mundo, acaba de criar uma iniciativa, designada Qualificar para Empregar, que visa encorajar empresas dos sectores da Energia (Electricidade e Gás), Automação e Manutenção Industrial a acolherem cerca de 400 estagiários em funções técnicas, durante três meses.
Estes estagiários estão entre os 560 desempregados a quem o ISQ vai dar formação, ao abrigo de uma parceria estabelecida com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito das suas medidas Aprendizagem e Vida Activa.
A parceria entre o ISQ e o IEFP irá qualificar pessoas para profissões como técnico de manutenção mecânica e metalúrgica, técnico de instalações eléctricas, instalador e soldador de redes de gás, mecânico de aparelhos de gás e aquecimento central, técnico de qualidade e higiene alimentar, entre outras funções relevantes para os sectores da Energia, Automação e Manutenção industrial.
Para serem elegíveis, os participantes têm de ter habilitações ao nível do 12.º ano, ou do 9.º ano caso tenham experiência na área. Deverão ainda estar inscritos como desempregados num centro de emprego da sua área de residência.
A maior parte da formação decorre no campus do ISQ em Oeiras. Após três meses de formação, seguem-se mais três meses de estágio. Estes não representam qualquer custo para as empresas aderentes à iniciativa do ISQ, que ficam apenas obrigadas a proporcionar trabalho ajustado à formação e fornecer uma avaliação do estágio.
Os participantes, pelo seu lado, comprometem-se com a procura activa de emprego nesses seis meses, sendo esse um dos objectivos das medidas do IEFP.