Há cada vez mais fraudes com pagamentos com cartões de débito ou crédito. Para evitar ser enganado, siga estes cinco conselhos (simples)

Pagar com cartão de débito ou crédito já faz parte do dia a dia de qualquer cidadão. Porém, na hora de fazer pagamentos há que ter alguns cuidados para evitar “esquemas” e fraudes. 

 

A rubrica semanal Deco Alerta, assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, deixa dicas para reduzir o risco de fraude:

  • Não forneça os dados pessoais e senhas dos cartões bancários;
  • Ao utilizar a caixa automática, verifique se o equipamento se encontra em bom estado. Ou seja, se não está danificada, partida ou alterada. Se tal acontecer, não deve inserir o cartão, pois tal poderá significar que poderá ficar retido ou, na pior das hipóteses, ser alvo de fraude/clonagem;
  • Se o cartão ficar retido deve contactar de imediato o seu banco (entidade emitente do cartão) ou verificar os contactos existentes no site do Banco de Portugal que o ajudarão a encontrar o emissor do cartão. Se, porventura, não conseguir a devolução do mesmo, deve pedir a anulação do cartão de imediato, de forma a evitar problemas de maior, tais como apropriação indevida dos seus dados pessoais;
  • Cuidado ao inserir o PIN na Caixa Automática. Este deverá ser sempre pouco notório, ou seja, deve esconder ao máximo o PIN – poderá até utilizar a mão de modo a evitar “olhares curiosos”;
  • No momento de pagar em terminais de pagamento, verifique bem qual o valor que se encontra no visor, pois poderá haver discrepâncias. Se tal acontecer, não digite o PIN, pois se o fizere está a dar o seu consentimento para com o valor apresentado.