Há cinco características essenciais para ser visto (e não por causa do título) como líder. Saiba como as desenvolver

Demonstrar a sua liderança pode ajudá-lo a conseguir uma promoção ou dar um impulso extra à sua carreira, fazendo com que se destaque.

 

Mas essa postura de líder não é atribuída automaticamente a quem tem um título de liderança, habilidades técnicas avançadas ou um alto potencial de liderança; e não é necessariamente um reflexo preciso das suas verdadeiras qualidades e talentos.

Ao contrário, a liderança depende inteiramente de como as outras pessoas o avaliam e como você influencia a percepção delas sobre si, e isso requer uma compreensão profunda do impacto da sua aparência, da sua linguagem corporal, do seu estado emocional e do seu estilo de comunicação.

A boa notícia é que essa postura de líder pode ser desenvolvida. Como qualquer outro conjunto de habilidades, basta compreensão e prática.

  • Credibilidade

Você pode ser bem informado, habilidoso e inovador, mas isso não garante que os outros o vejam como o líder confiável que você realmente é.

Uma maneira segura de aumentar a sua credibilidade é ir directo ao assunto. Os períodos de atenção de todos nós são curtos, e você precisa comunicar de uma forma atraente e breve. Simplicidade não é apenas uma habilidade de comunicação interessante, é uma necessidade para ser visto como confiável. Se divaga ou rodeia muito, qualquer esperança de prender a atenção das pessoas perde-se .

  • Confiança

A confiança é o traço mais associado à postura de líder, e a sua linguagem corporal pode ajudar a enviar a mensagem certa. Quando você quiser ter uma aparência mais confiante, lembre-se de ficar erecto –ombros retos, cabeça elevada, braços ligeiramente afastados do tronco, pés apoiados no chão se estiver sentado ou separados na largura dos ombros se estiver em pé. A postura é especialmente importante num ambiente virtual onde a linguagem corporal faz uma declaração instantânea sobre a sua autoridade e poder pessoal.

  • Compostura

Manter o equilíbrio quando se está sob pressão pode ser difícil, mas é essencial para projectar uma boa postura de liderança. Ao manter a compostura em situações estressantes, a pessoa parece confiável, capaz e no controle –todas as qualidades que as pessoas procuram num líder.

Se não tem uma estratégia para lidar com situações de alto stress, eis o que provavelmente acontece: essa situação torna-se num gatilho para uma reacção comumente conhecida como a resposta “fugir ou lutar”. À medida que o seu corpo é inundado pela “hormona do stress” (cortisol), a frequência cardíaca aumenta,  a respiração fica rápida e os músculos ficam tensos. Além disso, a amígdala (a região emocional do cérebro) começa a sobrepor-se ao córtex pré-frontal (a parte do cérebro que toma decisões racionais).

Para impedir um gatilho e uma reação autodestrutiva, no momento em que você perceber que está numa situação stressante, diga mentalmente a palavra “pare”. Em seguida, respire fundo e expire lentamente. Em vez de reagir automaticamente ao evento, a pausa dá-lhe o tempo necessário para retomar o controle e escolher a melhor forma de responder.

  • Conexão

A habilidade mais importante para uma boa conexão com outros é ouvir com empatia. Algumas dicas:

– Esteja totalmente presente numa conversa. Afaste todas as distrações e concentre toda a sua energia no que a outra pessoa está a falar.

– Faça perguntas para ter certeza de que entendeu: “Conte-me mais sobre essa situação” …

– Ignore o desejo de oferecer prematuramente a sua opinião ou conselho. Frequentemente, as pessoas querem apenas expressar os seus sentimentos e pontos de vista.

  • Carisma

Carisma é um fluxo de energia que atrai as pessoas como um ímã. Quando se está genuinamente investido no que está a falar, a linguagem corporal alinha-se automaticamente às palavras, e, quando se concentra no público, em vez de em si mesmo, você conecta-se a ele num nível mais profundo e pessoal.

 

Fonte: Forbes

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