Há práticas tóxicas no seu local de trabalho? É isto que deve fazer

Em todas as empresas, existem “regras” e “políticas” que nem sempre contribuem para um local de trabalho saudável e alguns especialistas concordam que até diminuem a produtividade. Sejam boatos enganosamente inofensivos, demonstrações mais abertas de favoritismo ou críticas hostis, é impossível evitá-las a toda a hora.

 

A melhor coisa a fazer é aprender a lidar com essa realidade. A Forbes partilha quatro maneiras de encontrar o seu caminho sem se envolver nas complicadas “políticas do escritório”.

Não se envolva

Por definição, a política de escritório envolve algum tipo de luta pelo poder. Um colega que espalha um boato para progredir ou fica com os créditos das ideias ou trabalho de outro. Isso significa que podemos ser obrigados a tomar partido.

Não faça isso. Tente permanecer neutro e não se envolva em comportamentos tóxicos, como mexericos ou rumores, ainda mais se não tiver informação de primeira mão sobre a situação ou as pessoas envolvidas. Actue como se isso pudesse acontecer consigo, porque pode mesmo.

Aja com integridade

Uma boa maneira de não se envolver nas políticas do escritório é não mostrar receptividade. Se, adicionalmente, se comportar como alguém que age com integridade, as pessoas pensarão duas vezes antes de o incluir nos seus esquemas.

Mas o que significa agir com integridade? Significa seguir, com consistência, um conjunto de regras morais, mesmo que não seja o caminho mais fácil ou conveniente.

Tente ser verdadeiro e transparente na sua comunicação e evite reter informações cruciais ou enganar outras pessoas, especialmente se isso puder comprometer as suas carreiras. Mostre sempre consideração pelos sentimentos e opiniões dos seus colegas e dê a todos o tratamento que espera para si mesmo.

Seja amigo de todos

Não se trata de tentar agradar a todos, nem ser super social se não for algo natural para si. Porém, se no seu local de trabalho conseguir tratar todos com o mesmo nível de respeito, gentileza e profissionalismo, isso poderá salvá-lo de se tornar um participante relutante na política tóxica do escritório.

Claro que é mais fácil dizer do que fazer. Mas se o fizer de forma consistente, vai acabar por cultivar uma reputação de alguém justo e acessível; e é menos provável que o envolvam em situações potencialmente embaraçosas.

Não misture o pessoal com o profissional

A política do escritório pode ser desagradável, especialmente quando acontece fora do horário de trabalho. Irá comprová-lo num café depois do trabalho ou durante eventos corporativos, como acções de teambuilding e festas de Natal.

Essas actividades são cruciais para o moral e para a construção de companheirismo. No entanto, podem por vezes encorajar conversas e comportamentos sem filtros que contribuem para políticas de escritório tóxicas.

Nessas ocasiões, mantenha-se profissional e tente encontrar um equilíbrio entre diversão e estabelecimento de limites pessoais. Nas conversas, tente ser selectivo sobre os tópicos que deseja abordar, evite assuntos relacionados com trabalho e concentre-se em temas neutros ou interesses comuns.

E, talvez mais importante, lembre-se que é apenas trabalho. Mantenha a sua vida profissional e a sua vida pessoal separadas e poderá poupar-se a algumas dores de cabeça.

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