Há quatro empresas portuguesas entre as melhores da Europa

O maior estudo de clima organizacional na Europa, reconheceu 150 empresas como Best Workplaces Europa em 2023.

 

Após um meticuloso processo de pesquisa e análise, a Great Place To Work®, revela agora o resultado que representa a opinião de mais 2.6 milhões de colaboradores. Este estudo visa apoiar as empresas na identificação dos seus pontos fortes e das suas oportunidades de melhoria, mas é também um canal de reconhecimento, após o apuramento dos dados e da comparação com o restante mercado. Alcançar o ranking europeu é um reconhecimento exclusivo das empresas que proporcionam ambientes de trabalho excecionais.

Como são escolhidas as empresas?

A Great Place To Work® identifica os Melhores Lugares Para Trabalhar na Europa através de um questionário aos colaboradores. Este questionário é utilizado pelas equipas de gestão, uma vez que através da análise dos seus resultados advêm insights acionáveis, que ajudam o desenvolvimento e inovação da organização. Este é, também, um meio de avaliação das práticas da organização, e por consequência, define o rumo das ações de gestão para que mantenha as pessoas no centro da sua organização.

Por cada empresa com valores positivos, a GPTW® atribui o selo de Certificação, que atesta a qualidade do ambiente de trabalho. Apenas e somente depois deste reconhecimento é que a empresa fica habilitada a ser rankeada e a competir com as restantes empresas do seu país. Uma vez rankeadas, as empresas passam a ser elegíveis para o reconhecimento europeu.

As empresas encontram-se divididas em 4 categorias: Pequenas (10-49 colaboradores), Médias (50-499 colaboradores), Grandes (500+) e Multinacionais (MNCs). As Multinacionais são, ainda, avaliadas pelos esforços para criar ótimos ambientes de trabalho em vários países. Para constarem na lista, as multinacionais devem estar em pelo menos três listas nacionais na Europa e ter pelo menos 1.000 colaboradores no mundo, com pelo menos 40% (ou 5.000) dos colaboradores localizados fora do país onde se localiza a sede.

A lista procura representar com fidedignidade a qualidade empresarial europeia, e ser um instrumento de apoio a todos os talentos europeus, tendo sido consideradas empresas dos seguintes países:  Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Países Baixos, Turquia e Reino Unido.

As Melhores Empresas de Portugal na Europa

São 12 as empresas que através do estudo realizado em Portugal, alcançaram o topo do reconhecimento na Europa. Destas 12 empresas, 8 são multinacionais e 4 são empresas portuguesas.

Entre as empresas portuguesas temos a Untile na 13ª posição na dimensão de Pequenas Empresas; a Coverflex na 15ª posição nas Médias Empresas; a Mind Source na 41ª posição na dimensão das Médias Empresas e a Noesis na 12ª posição nas Grandes Empresas.

Já no ranking das Multinacionais a DHL Express lidera na 1ª posição, seguida da farmacêutica AbbVie. Na 3ª posição surge a cadeia de hotéis Hilton, depois a gigante tenológica Cisco, seguida da Salesforce em 5º lugar. Já na 7ª e 8ª posição estão, respetivamente, a Teleperformance e a Hilti. A última empresa qualificada, cujos resultados de Portugal foram contabilizadas é a Kiabi, que surge na 13ª posição.

As melhores das Melhores

Os resultados revelam que as 150 Melhores Empresas da Europa alcançaram uma pontuação média de 90% no índice de confiança dos colaboradores, em contraste com 79% das “outras empresas participantes”.

Neste estudo participaram mais de 3300 empresas, mais 12% que em 2022. Estas organizações representam 2.643.905 colaboradores europeus, sendo que o número total de colaboradores das empresas vencedoras é de 380.862 pessoas. Este é o maior estudo de clima organizacional na Europa, uma vez que abrange 44 países, dos quais 21 país possuem lista nacional, tendo sido através dos seus resultados possível apurar os qualificados.

Em comparação com as restantes empresas os Melhores Lugares Para Trabalhar na Europa são superiores em todos os pilares de gestão.

As diferenças mais significativas entre as 150 Melhores Empresas da Europa e os outros locais de trabalho participantes encontram-se nas afirmações “Temos benefícios especiais e exclusivos” e ” Sinto que recebemos uma justa parte dos lucros obtidos pela empresa”, traduzido em gaps de 18% e 17%, respetivamente.

O estudo Best Workplaces Europa 2023 revela as empresas que se destacam na criação de ambientes de trabalho excecionais em toda a Europa. Estas organizações são definidas por altos níveis de confiança e satisfação entre os seus colaboradores, encontrando-se comprometidas com a equidade, o respeito e a camaradagem. Os resultados desta pesquisa oferecem insights valiosos para empresas que procuram melhorar as suas práticas de recursos humanos e criar lugares de trabalho verdadeiramente excecionais.

 

Consulte as todas as empresas reconhecidas no ranking Best Workplaces™

https://www.greatplacetowork.pt/arquivo-melhores-empresas/melhores-empresas-para-trabalhar-na-europa/2023

Ler Mais