Há três pontos-chave que todos os recrutadores procuram num CV. Não falhe aqui

Os recrutadores gastam, em média, entre seis a sete segundos a olhar para o seu currículo, antes de decidirem se querem seguir em frente, de acordo com o site Indeed. Quer impressionar um recrutador? A Make It ajuda.

 

Em última análise, há três coisas que todos os recrutadores procuram nesse documento, diz Amanda Augustine, especialista em carreira da Talent Inc.: precisão, autenticidade e aplicabilidade.

Proibido mentir

A precisão é «de longe o mais importante» destes três elementos, diz Amanda Augustine. A função de um currículo é dar uma ideia de quem é, o que faz e se possui as competências, experiência e educação necessárias para realizar o trabalho para o qual se candidata. E «não pode mentir, porque eles vão descobrir», garante.

Se, por exemplo, a descrição pede uma competência técnica específica e o candidato exagera a sua capacidade ou afirma ser capaz, mesmo que não consiga, «especialmente para funções técnicas, normalmente os recrutadores testam-nas», diz Augustine, por isso ficará claro, ao longo do processo, se o candidato realmente tem a experiência que afirma ter.

Certificar-se de que o seu currículo é «uma representação precisa das suas competências e experiência é extremamente importante», aconselha Augustine.

 

Essa pessoa vai encaixar na equipa?

«A TopResume inquiriu empregadores e recrutadores sobre as qualidades mais importantes num candidato e a autenticidade estava entre os três primeiros», revela Augustine.

Autenticidade refere-se até que ponto o seu cv dá uma ideia de quem é como pessoa. Segundo Augustine, os recrutadores querem saber «como é essa pessoa? Como será trabalhar com ela? Essa pessoa vai encaixar na equipa?».

Incluir uma secção de interesses na parte inferior do seu currículo, que descreva algumas das suas paixões pode ajudar nesse sentido. A secção pode ser apenas uma linha com três das suas coisas favoritas, como correr maratonas ou escrever fanfics.

O resumo profissional no topo do currículo também pode ser um bom lugar para abordar esses interesses.

 

O seu currículo deve «posicionar-se em função de um trabalho específico»

Para Augustine, «um dos maiores erros» que as pessoas cometem ao enviar um cv é usar o mesmo para todas as vagas. Isso é «uma perda de tempo por parte do candidato e uma perda de tempo para o empregador».

O mesmo currículo não será necessariamente 100% aplicável a todos os empregos. Algumas vagas podem exigir mais experiência técnica, outras podem exigir mais escrita ou mais apresentações em reuniões de equipa.

Um currículo bem escrito «não significa apenas contar a história da sua carreira e demonstrar o seu valor. Está bem enquadrado ou posicionado à volta de um trabalho específico», esclarece Augustine.

Leia a descrição do cargo com atenção, veja se consegue conversar informalmente com alguém dessa empresa e ajuste o seu currículo para que reflicta as suas prioridades profissionais e culturais.

Ler Mais