Há um novo projecto para ajudar a promover a internacionalização das PME nacionais

A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) apresentou o Globalizar, um projecto que visa simplificar e promover a internacionalização das pequenas e médias empresas nacionais (PME), ao oferecer uma rede de espaços de acolhimento que tira partido das instalações que as empresas associadas têm nas diversas geografias onde operam.

 

De Chicago a Santiago do Chile, passando por Milão ou Paris, o projecto arranca com mais de 40 espaços de trabalho, distribuídos por 14 países, em três continentes – África, América (do Sul e do Norte) e Europa -, disponíveis por candidatura aqui.

Ciente da importância da globalização enquanto factor crítico para o crescimento e reforço da competitividade das empresas, a Associação BRP tem vindo a concretizar um conjunto de propostas e iniciativas que incentivam a ambição e promovem o aumento de escala do tecido empresarial.

Assim, conhecendo as dificuldades e os custos elevados que a entrada em novos mercados externos representa, sobretudo para as empresas que estão a iniciar o processo de globalização, os associados do BRP criaram o programa Globalizar.

Nesta primeira fase, os espaços de trabalho serão disponibilizados pela Corticeira Amorim, BA Glass, Bial, Delta, Logoplaste, Nors, Sogrape, Sovena e Sugal Group, empresas com presença em várias cidades por todo o mundo.

Além de tirarem partido das instalações disponíveis (até dois postos de trabalho por empresa candidata), as PME podem ainda beneficiar do acesso às equipas locais dos associados do BRP, acelerando a aquisição de conhecimento “no terreno” das especificidades de cada mercado, e a avaliação de riscos e oportunidades.

Depois de verificarem os espaços de trabalho disponíveis na geografia seleccionada, que incluem as condições de utilização, as PME devem seleccionar a empresa anfitriã. O tempo de permanência para explorar o mercado, dinamizar as exportações ou iniciar a sua instalação local pode variar de um a seis meses, conforme o local.

A divulgação do Globalizar junto das PME nacionais será feita em colaboração com a AICEP, tendo em conta o seu conhecimento do tecido PME exportador e em processo de internacionalização, enquanto a gestão operacional do programa estará a cargo do LACS, dada a experiência na gestão de espaços partilhados de cowork.

«O programa Globalizar, iniciativa que surge na sequência do ‘Protocolo de Colaboração’ entre a AICEP e a Associação BRP, virá ajudar as PME nacionais a entrar em mercados externos. Em particular nos mercados extracomunitários, este apoio com espaço físico, conhecimento local, económico, comercial, legal, normativo e cultural, é valioso e casa com o trabalho das Delegações da AICEP no apoio ao acesso aos mercados internacionais pelas empresas nacionais exportadoras», destaca Filipe Santos Costa, presidente da AICEP.

Ler Mais