Há um sector que registou um aumento inédito e significativo de mulheres. Vai surpreendê-lo!

A rede de franchising MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) registou um aumento significativo de mulheres no sector. Actualmente são já 14% as unidades geridas por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 50 anos. Os dois maiores centros urbanos (Lisboa e Porto) concentram a totalidade das mulheres franchisadas da rede.

À data da fundação da MELOM (2010), este era um sector exclusivamente masculino, com um estereótipo do homem empreiteiro bastante enraizado. Este cenário tem vindo a alterar-se ao longo da última década, à medida que o sector se vai profissionalizando cada vez mais.

Praticamente todas as mulheres que lideram unidades MELOM/Querido Mudei a Casa Obras provêm das áreas de arquitectura ou engenharia, embora mais recentemente se registem profissionais com formação de gestão.

Para João Carvalho, cofundador da MELOM, «este crescimento encerra benefícios subjectivos e objectivos. Os subjectivos são comuns a todas as dimensões da sociedade, nos quais o talento e a competência devem prevalecer a ideias preconcebidas; os benefícios objectivos relacionam-se com o comprovado interesse feminino pelas remodelações de casas e a sua maior atenção aos detalhes.»

Um dos exemplos mais visíveis é Sofia Dias, engenheira civil de formação e franchisada da marca Querido Mudei a Casa Obras. Conhecida por ter sido protagonista do programa de tv Querido Mudei a Casa, refere que o estigma de ser mulher num mundo ainda muito visto como de homens «tende a dissipar-se na sociedade actual».

Ana Amaro, 43 anos, também engenheira civil, que lidera uma unidade do Querido Mudei a Casa Obras em Torres Vedras, conta também a sua experiência e diz que encontrar o «parceiro certo» para esta aventura foi a cereja no topo do bolo, para concretizar a sua paixão de «transformar o velho em novo» e «conseguir captar e tornar possível o sonho de alguém».

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