Há uma característica que os recrutadores valorizam muito. Saiba qual é (e como a aperfeiçoar)

A escuta activa é uma das ferramentas mais valorizadas pelos recrutadores. De forma resumida, é a prática de absorver, compreender e reter o que a outra pessoa nos diz. Quem possui esta capacidade tem em si o potencial para construir relações profissionais mais sólidas, melhorar a sua produtividade e progredir na carreira. A Adecco Portugal sugere-lhe as melhores práticas para ser um bom ouvinte activo.

 

1. Escute os sinais não verbais
Embora a escuta activa esteja focada nas palavras, elas não são tudo. A linguagem corporal dá sinais a que deve estar atento e saber reconhecê-los é crucial. Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes sinais positivos e negativos:

Positivos:

●  Contacto visual directo;

●  Músculos faciais relaxados;

●  Sorriso amigável;

●  As mãos estão à vista, abertas e relaxadas;

●  Os braços não estão cruzados;

 

Negativos:

Movimento rápido dos olhos;

Olhar frio ou vidrado;

Sobrancelha arqueada em forma de incredulidade ou dúvida;

Músculos faciais tensos;

Sorriso forçado;

Punhos cerrados;

Braços firmemente cruzados (posição defensiva ou protectora);

●  Inquietude;

 

2. Utilize de forma eficaz a linguagem corporal 
Preste atenção à sua linguagem corporal: ela comunica se está atento ou desligado do que alguém lhe está a dizer. Certifique-se de que está a passar a mensagem correcta. As práticas mais eficazes incluem:

Olhe a pessoa nos olhos;

Mantenha o contato visual entre 60% a 70% do tempo;

Acene com a cabeça quando for apropriado;

Evite cruzar os braços;

Sorria;

 

3. Não interrompa
Ninguém gosta de ser interrompido quando está a falar. Não só pode mostrar falta de respeito mas também quebrar o raciocínio da outra pessoa. Quando se aprende a escutar de forma activa, descobre-se que o silêncio é uma ferramenta verdadeiramente poderosa. Não tente terminar as frases de alguém ou adicionar ideias. Terá oportunidade de o fazer quando for a sua vez de falar.

 

4. Esclareça o que o orador disse
Ninguém é perfeito e é normal que possa ter dúvidas sobre algo que lhe foi comunicado. Evite frases negativas como “Pode repetir? Fala demasiado rápido” ou “Tenho problemas em seguir o raciocínio”. Em vez disso, opte por algo como “Desculpe, pode repetir? Apenas quero assegurar-me que entendi tudo corretamente”.

 

5. Faça perguntas
Fazer perguntas demonstra que está interessado e a prestar atenção, contudo, o objectivo é fazer perguntas que levem a uma conversa mais profunda e reflexiva. Seguem alguns exemplos:

Se um colega de trabalho se queixar sobre a carga de trabalho: “Parece estar sobrecarregado. Isto é normal ou é apenas algo temporário?”

Se o seu líder lhe fizer uma crítica construtiva: “Agradeço o feedback. Pode dizer-me como é que vai avaliar a minha performance futuramente?”

Se o seu manager lhe tecer um elogio pelo seu trabalho diga, “Obrigado/a, realmente esforcei-me muito. Qual foi a reacção do cliente?”

 

6. Limite as distracções
Num mundo altamente tecnológico é difícil fugir a distracções como emails, mensagens, notificações, contudo não é impossível. Escutar activamente não é nada mais do que demonstrar respeito. Quando alguém está a conversar consigo, certifique-se dos seguintes passos de forma a limitar as distracções:

Guarde o telemóvel. Se não for possível, coloque-o em modo de voo.

Tenha a conversa num lugar tranquilo e privado.

●  Informe as outras pessoas que não está disponível (por exemplo, colocando um aviso na porta).

Ler Mais