Há uma nova formação para capacitar PME para aceder a financiamento para a sustentabilidade

A Systemic, consultora especializada em sustentabilidade, através da Future Academy lançou uma nova formação destinada a capacitar pequenas e médias empresas (PME) na adopção de estratégias sustentáveis.

 

A “Sustentabilidade nas PME: Estratégia, Dupla Materialidade, Relatório e Financiamento Público”, visa dotar os participantes de conhecimentos fundamentais para a implementação de práticas ESG (ambientais, sociais e de governação) e o acesso a incentivos do Portugal 2030.

As PME estão a ser pressionadas por clientes, financiadores e investidores para demonstrarem como integram critérios ESG no seu negócio. Embora não sejam obrigadas por directiva comunitária a reportar estas práticas, os grandes players do mercado já avaliam os seus fornecedores com base nesses critérios, e os bancos consideram a sustentabilidade na concessão de crédito.

Em resposta a esta tendência, a European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) desenvolveu uma proposta de standard voluntário para que as PME possam estruturar e comunicar as suas ações sustentáveis. Paralelamente, o Portugal 2030 disponibiliza financiamento para projectos de sustentabilidade, criando uma oportunidade para as empresas que adotam estas estratégias.

O curso da Systemic surge como resposta a estas medidas, no sentido de dotar as PME de ferramentas práticas para estruturarem uma estratégia ESG, prepararem relatórios alinhados com os standards europeus e acederem a incentivos financeiros disponíveis.

A primeira edição decorrerá em formato online nos dias 27 e 28 de Março, das 09h30 às 13h00, e será ministrada pelos especialistas Helena Silva e Pedro Wilton. A versão presencial terá lugar a 29 de Abril, na Quinta dos Alcoutins, em Lisboa, e será conduzida por Sofia Santos e Maria Godinho.

A formação inclui quatro módulos que cobrem desde os conceitos fundamentais até à aplicação prática. Os participantes irão aprender a estruturar um plano de acção sustentável, conhecer oportunidades de financiamento, compreender o cálculo da pegada de carbono e preparar um relatório ESG alinhado com as diretrizes europeias.

As inscrições podem ser feitas aqui e existem descontos para clientes Systemic, associados BCSD Portugal, associados GRACE e empresas B Corp, bem como para inscrições múltiplas de colaboradores da mesma

Ler Mais