Há uma profissão que supera o ChatGPT nos exames e, por enquanto, está protegida. Adivinha qual é?

Com o lançamento do ChatGPT, plataforma de tecnologia de crescimento mais rápido de todos os tempos, tem-se colocado a questão se os trabalhos dos escritores, artistas, músicos e programadores estão em perigo. Mas uma há uma profissão que, por enquanto, está segura.

De acordo com um estudo da Brigham Young University (BYU) nos Estados Unidos, os contabilistas ainda superam o ChatGPT nos exames de contabilidade.

O estudo envolveu 327 co-autores de 186 instituições educacionais diferentes em 14 países, e 25.181 questões de exames de contabilidade. As questões abrangeram sistemas de informação contábil (AIS), auditoria, contabilidade financeira e contabilidade fiscal. Variaram em dificuldade e tipo, incluindo verdadeiro x falso, escolha múltipla e respostas curtas.

O ChatGPT teve um bom desempenho, sem surpresa. A sua média geral foi de 47,4%, superando os alunos humanos em 11,3% das questões. Teve especialmente um bom desempenho em auditoria. Mas ainda assim, os alunos foram melhores.

As pontuações médias dos alunos chegaram a 76,7% e foram melhores em questões sobre avaliações fiscais, financeiras e gerenciais, possivelmente porque o ChatGPT teve dificuldades com os processos matemáticos necessários para o último exame.

Em termos de tipo de pergunta, o ChatGPT saiu-se melhor em perguntas de verdadeiro x falso (68,7%) e de múltipla escolha (59,5%), mas teve dificuldades com perguntas de resposta curta.

Ler Mais