Haverá mais mulheres em cargos de topo no futuro?

5mulhereseditUm estudo da Accenture revela que grande parte dos quadros de empresas em 32 países crê no aumento do número de mulheres em cargos de liderança a médio-prazo.

Um estudo da Accenture, que inquiriu 4100 profissionais de ambos os géneros no âmbito do estudo “Career Capital”, revela que uma grande parte dos quadros de empresas de 32 países crê no aumento do número de mulheres em cargos de liderança a médio-prazo.

Segundo o estudo, quase três quartos dos inquiridos (71%) pensam que o número de mulheres em cargos de direcção vai aumentar até 2020. Já sete em cada 10 (70%) referem que o número de mulheres que ocupam o cargo de CEO vai aumentar até 2020 e 15% acreditam que o aumento será significativo.

Ainda, quase metade (44%) dos inquiridos afirma que as suas organizações estão a preparar um maior número de mulheres para cargos de chefia quando comparado com o ano passado.

A Accenture vai celebrar o Dia Internacional da Mulher em mais de 40 países, incluindo Portugal, este ano focando-se no tema “Conhecer e fazer crescer o capital de carreira” (Knowing and Growing your Carrer Capital).

Outras conclusões

Para além de questões relativas ao papel da mulher nas empresas, o “Career Capital” tentou perceber o que os profissionais inquiridos mais valorizam no caminho para o sucesso.

O estudo da Accenture indica que mais de 89% das profissionais do sexo feminino, e um número idêntico do sexo masculino, acreditam que o desenvolvimento de competências diferenciadoras que definem a forma de progressão na carreira é um factor crucial para o seu sucesso profissional. O estudo destacou ainda que os profissionais abraçam as mudanças e estão confiantes quanto à sua capacidade de serem bem-sucedidos.

89% dos inquiridos acreditam que o desenvolvimento de competências diferenciadoras que definem a progressão na carreira é um factor crucial para o seu sucesso profissional, ao passo que dois terços (67%) acreditam que o conhecimento ou competências específicas numa determinada área são igualmente determinantes.

Já 91% concordam que os colaboradores mais bem-sucedidos serão aqueles que se conseguem adaptar às mudanças no seu local de trabalho.

Ler Mais