“Human Skills: A resposta da Gestão de Pessoas à Inteligência Artificial (e não só)” em destaque na edição de Novembro da Human Resources. Já disponível

Na edição de Novembro, o destaque de capa vai para a cobertura completa da XXVI Conferência Human Resources, na qual especialistas de diferentes sectores debateram o tema “Human Skills: A resposta da Gestão de Pessoas à Inteligência Artificial (e não só)”. Mas há muito neste n.º155, que já está disponível online e chega às bancas este sábado.

 

Entre os mais de uma dezena de especialistas que compuseram o programa da 26.ª edição da Conferência Human Resources (que se realizou no passado mês de Outubro), a opinião foi unânime: são mais as oportunidades do que os riscos que a inteligência artificial traz ao mundo do trabalho, e as pessoas – as competências humanas – serão sempre o factor verdadeiramente diferenciador. Não deixe de ler a reportagem completa.

Nas entrevistas, destaque para a conversa com Rui Bairrada, CEO e fundador do Doutor Finanças, que afirma que «gerir pessoas é mais difícil do que gerir um negócio», mas, apesar de contar já com mais de duas centenas de colaboradores, não dispensa a proximidade.

Na rubrica Gestora de Pessoas, a protagonista é Sandra Barranquinho, directora de Recursos Humanos do Cetelem – BNP Paribas Personal Finance Portugal, que partilha de que forma está a dar resposta aos três principais desafios que enfrenta actualmente: a aquisição de talentos, o desenvolvimento de competências e a promoção de uma cultura de inovação.

Destaque ainda para um almoço executivo, promovido pela Human Resources em parceria com a iCapital, no qual responsáveis máximos e gestores de Pessoas de empresas com a tecnologia no seu core business falaram sobre o desafio do recrutamento e gestão de talentos, num contexto cada vez mais competitivo e tecnológico.

Outro evento, desta feita promovido pela Câmara de Comércio Americana – AmCham, contando com a Human Resources como media partner, e Ana Leonor Martins, directora de redacção, a moderar o painel “O impacto transformador: Educação, Capacitação, Talento e Diversidade na competitividade global”. A mensagem dos especialistas é clara: se queremos ter organizações mais produtivas e colaboradores mais motivados, mudar o paradigma é urgente, tanto nas escolas e universidades como nas empresas.

No habitual artigo internacional do MIT Sloan Management Review, a análise recai sobre os perigos do “quiet quitting”, para as organizaçõs e para os próprios colaboradores. Ainda com especialistas internacionais, desta feita da IE University, foco para a intergeracionalidade no trabalho, fruto do aumento gradual da esperança média de vida.

Nos artigos de especialistas nacionais, volta a rubrica Healthy People Healthy Business”, assinada por Daniela Lima, Managing partner da Swaifor; e, sobre Liderança, ligando o tema à neurobiologia, escreve-nos Marco Neves, managing partner da Next Neuro Generation Leader.

Também não falta a “residente” HR Talk, desta feita sobre saúde financeira, e que teve Joana Russinho, directora de Recursos Humanos da DLA Piper; Irene Vieira Rua, Chief People Officer (CPO) do Doutor Finanças; e Sofia Silva, HR Comercial manager da Randstad Portugal, como convidadas deste 10.º episódio.

E, em Novembro, temos também People Talk. Filipe Pereira, director Comercial da Egor, é o protagonista e falou-nos sobre o percurso de quase 40 anos da consultora de Recursos Humanos, o novo ecossistema da empresa e a nova imagem do Grupo.

No “Em foco”, damos a conhecer o Pro_Mov, um programa de requalificação para o emprego impulsionado pela Sonae, Nestlé e SAP, com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que, em dois anos, alcançou uma taxa de empregabilidade imediata superior a 80%; e no Case Study o foco vai para a Stratesys, fornecedora de Tecnologias de Informação (TI), que acaba de lançar a terceira edição da sua GTS Academy, esperando integrar todos os formandos na organização.

Nos conteúdos branded, temos a British American Tobacco (BAT) e a Susuki, e, nos cadernos especiais, dois temas: Coaching (Consulting House e I Have The Power) e Onboarding/Inboarding (Altice, Fidelidade e Randstad).

É mais uma edição repleta de conteúdos que não vai mesmo querer perder.

 

Confira o alinhamento completo, aqui. E, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.

Ler Mais