
IA e aumento da produtividade é o grande desafio da economia nacional
O ex-ministro da economia e actual director executivo da Fundação António Pargana, Pedro Reis, considera que a relação entre a introdução de Inteligência Artificial (IA) e o aumento da produtividade é o grande desafio da economia nacional.
«A relação da IA e o aumento da produtividade, é o grande desafio da economia portuguesa e europeia», afirmou o antigo na conferência “Fusion: A devoteam conference”, que decorre em Lisboa.
Pedro Reis defendeu que a Europa se posiciona do lado dos bem-intencionados, o que compromete a competitividade, industrialização, inovação e a escala, pelo que é necessário mais «pragmatismo, eficiência e menos romantismo».
«Este tema tem de ser articulado a nível universal», até porque relação entre a Europa e Estados Unidos da América (Estados Unidos) nesta matéria é fundamental.
O ex-ministro questionou se «alguma vez houve um caso em que uma mudança tecnológica tenha tido um impacto directo, rápido e avassalador como a IA», tendo, de forma a responder a esta pergunta, explicado que o desenvolvimento da tecnologia permite chegar à generalidade da população, enquanto um elemento democratizador, uma vez que aumenta as possibilidades, colocando, por exemplo, pequenas empresas ao mesmo nível das grandes empresas.
Neste sentido, «a IA tem um impacto tão profundo na humanidade, governos, academia, organizações, onde todos estão envolvidos».
O actual director executivo da Fundação António Pargana colocou ainda em discussão se a IA será um elemento de substituição ou complementaridade humana, defendendo um equilíbrio entre os dois aspectos, pois «complementa um empoderamento do indivíduo, mas também a manipulação de uma sociedade».
Pedro Reis terminou a intervenção com a ideia de que «a IA é uma ferramenta transformacional que pode abrir uma nova época da humanidade, mas que se for vista como um cérebro alternativo levanta questões de segurança, sendo necessário um equilíbro entre os dois aspectos».
A iniciativa desenvolvida pela consultora tecnológica Devoteam decorre no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e tem como objectivo debater formas de tornar a IA mais humana e útil para a sociedade.
O presidente executivo (CEO) da Devoteam Portugal, Bruno Mota, deixou a nota de que «a inteligência artificial está a transformar o modo como se vive, trabalha e cria».