IKEA: «O negócio cresce quando as pessoas crescem com ele»

A IKEA aposta nos seus colaboradores como embaixadores da experiência diferenciadora de trabalhar na empresa. O objetivo é sempre “sentirem-se em casa”.

 

A IKEA tem uma visão muito clara: criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas. Por isso, a People Strategy evidencia a importância dos colaboradores numa organização que pretende ser para pessoas, por pessoas. De acordo com Rita Távora, Country Talent Development Manager na IKEA Group, «o nosso Employer Branding é o reflexo desta cultura que é vivida internamente. Acreditamos nas pessoas e temos uma atitude optimista relativamente à nossa maneira de estar e de fazer as coisas. Acreditamos na igualdade, na diversidade e na inclusão porque são consistentes com os nossos valores humanísticos e aumentam o nosso conhecimento acerca dos nossos clientes e de nós próprios».

 

De que forma a estratégia de Employer Branding está a ser útil para atrair candidatos à IKEA e reter os colaboradores já existentes?
Inspirados pela ideia de criar um melhor dia-a-dia, pretendemos, através da estratégia de Employer Branding, mostrar alguns dos benefícios de trabalhar na IKEA e o orgulho de fazer parte desta casa. Ao mesmo tempo, visa reforçar a visão e cultura da empresa, o compromisso para com as pessoas e o Planeta, o foco no bem-estar e nas melhores condições de trabalho. Desde o ano passado que implementámos um novo conceito, “Sinto-me em casa”, que reforça, junto dos nossos colaboradores e de potenciais candidatos, a posição da empresa enquanto local de trabalho onde as pessoas são valorizadas e incluídas, num ambiente informal e de partilha – como se estivessem em casa.

 

Qual o EVP da IKEA enquanto entidade empregadora?
Enquanto entidade empregadora queremos ser reconhecidos como uma marca única, com um ambiente de trabalho diverso e sempre inclusivo. Neste sentido, temos vários EVP que se dividem em duas grandes áreas: por um lado, a nossa forma de trabalhar colectivamente, o que oferecemos internamente, as nossas origens suecas e as possibilidades de desenvolvimento. Por outro lado, estamos 100% comprometidos com a Igualdade, Diversidade e Inclusão (seja ao nível do género, da etnia ou da orientação sexual, por exemplo). Queremos que todos os que trabalham na IKEA se sintam verdadeiramente em casa e para isso é crucial poderem ser quem são.

 

Os últimos anos e as transformações que ocorreram no mercado de trabalho obrigaram a olhar de forma diferente para o Employer Branding?
Sabemos que a cultura única que vivemos na IKEA sempre foi muito valorizada pelas pessoas em Portugal. A nossa marca tem uma excelente reputação no mercado, o que ajuda sempre quando queremos contratar os melhores. No entanto, o mercado tem mudado e temos vindo a sentir que precisamos de ser ainda mais assertivos e concretos.

O nosso ambiente descontraído, informal e de união ou o incentivo a desafiar a forma como as coisas são feitas e procurar sempre inovar e melhorar são alguns dos aspectos mais valorizados pelos nossos colaboradores. E este é também o mote da mais recente campanha de Employer Branding “Sinto-me em Casa”, que demonstra que estamos empenhados em construir uma IKEA cada vez mais igualitária, diversa e inclusiva, mas também inovadora e preparada para um mundo em transformação. Esta campanha vem reforçar este compromisso e ajudar-nos a mostrar como, para nós, trabalhar na IKEA é muito mais do que um trabalho.

 

Os novos modelos de trabalho obrigam a um esforço suplementar para manter o sentimento de pertença dos colaboradores relativamente à empresa? Porquê?
A pandemia inspirou-nos a explorar novas formas de trabalhar, adaptadas aos nossos colaboradores e ao nosso negócio. Os novos modelos de trabalho, ou seja, o modelo híbrido, que permite um maior equilíbrio entre o trabalho nos escritórios e em casa, tem o objectivo de dar uma maior flexibilidade às nossas pessoas, dar-lhes oportunidade de serem ouvidas através de espaços de reunião, partilha, criação e aprendizagem, independentemente do espaço de trabalho, físico ou digital.

 

Relativamente aos colaboradores a quem não se aplicam os novos modelos de trabalho o que mudou na estratégia de Employer Branding nos últimos anos?
A nossa estratégia de Employer Branding assenta em acreditarmos que todos somos um elemento fundamental e uma parte essencial para o bom funcionamento do negócio. Na IKEA, tratamos todos de igual forma, independentemente da função, anos de experiência, background, etnia, gostos ou interesses, e, neste caso, os que se encontram a exercer o seu trabalho em formato remoto ou presencial. Estamos todos unidos no mesmo compromisso e propósito, que se reflecte na dedicação e esforço aplicado diariamente no nosso negócio, que é transversal a todas as equipas e pessoas, seja no escritório central, lojas, estúdios de planificação ou unidade de Apoio ao Cliente. Desta forma, a nossa estratégia de Employer Branding é sempre direccionada neste sentido e tendo este contexto como base.

 

De que forma os colaboradores assumem um papel importante na comunicação da marca empregadora?
Os nossos colaboradores são os principais embaixadores da IKEA e nosso objectivo é que, ao nível de Employer Branding, sejam eles a voz e a cara da empresa. A nossa última campanha sobre o tema teve como base sete histórias reais, de colaboradores internos, de diferentes unidades e com diferentes experiências. Acreditamos que assim, através de histórias reais, é que conseguimos inspirar outras pessoas, para que queiram vir trabalhar connosco.

 

Quais os aspectos que as novas gerações mais valorizam no momento de optar por uma empresa para trabalhar?
Acreditamos que as novas gerações, quando procuram um local de trabalho novo, procuram uma segunda casa, um espaço com que se identifiquem a nível pessoal, que esteja alinhado com os seus valores e onde sejamos respeitados e valorizados por quem são e pelo que acreditam.

 

Quais as expectativas do talento jovem e de que forma o IKEA lhes dá resposta?
Sabemos que o negócio cresce quando as nossas equipas crescem com ele. Quando trabalhamos com equipas diversas e multifuncionais, de diferentes idades, contextos, experiências, conseguimos ser mais completos, produtivos e atingir melhores resultados. As gerações mais novas, que estão agora a lançar-se no mercado de trabalho, ajudam-nos a arriscar mais, a pensar de forma diferente e a colocar muitas formas de trabalhar em causa.

 

Que iniciativas/programas a IKEA promove para promover o Employer Branding interna e externamente?
Tudo o que fazemos ao nível de marca contribui para a nossa perceção de entidade empregadora. Ou seja, a forma como comunicamos externa e internamente , as acções que promovemos ao nível da sustentabilidade e responsabilidade social, assim como iniciativas que promovem a autorreflexão e o desenvolvimento dos nossos colaboradores, como é o caso dos Talent Days. Tudo o que fazemos impacta a nossa reputação (interna e externa), pelo que o nosso objectivo é sempre sermos inspiradores, autênticos e relevantes.

Os Talent Days consistem em vários dias dedicados ao Talento e que pretendem chegar à maioria dos colaboradores IKEA. A ideia nasceu da necessidade de manter este tema ainda mais vivo e no dia- a-dia de todos.

Dentro das actividades propostas encontram-se workshops temáticos e talks com pessoas inspiradoras, internas e externas, com partilha de experiências pessoais e profissionais. Por termos percebido o poder e o alcance destas iniciativas internas, começámos a comunicá-las também externamente, através dos nossos canais de comunicação online e de entrevistas com media, por exemplo. Trabalhamos ainda em parceria com escolas e universidades que nos permitem aproximar do talento mais jovem.

‘Nos últimos anos, a IKEA Portugal tornou-se uma referência de igualdade, diversidade e inclusão na sociedade, motivada por esta filosofia e esta ambição de colocar em discussão temas que para nós são urgentes discutir. Com este objectivo, criámos um podcast sobre igualdade, o “Igualmente”. Criar um podcast sobre igualdade, inclusão e diversidade era uma ambição nossa há algum tempo. O grande objectivo deste projecto, tal como de outros que desenvolvemos focados na igualdade, é de replicar estes valores para fora da organização e impactar de forma positiva as pessoas, para que em conjunto, todos lutemos por um mundo melhor – mais justo, igualitário e inclusivo.

‘Estes são dois projectos exemplo que nascem dos nossos valores e cultura, que respondem ao nosso posicionamento de marca mas que, ao final do dia, sabemos que também respondem aos nossos objectivos de Employer Branding, seja ao nível da retenção como da atracção.

 

Qual a receptividade destes programas ou iniciativas junto dos públicos externo e interno?
Sentimos que o feedback é unânime, tanto internamente ou externamente – promovemos iniciativas em que todos se identificam, causam impacto e ajudam a promover a mudança positiva.

 

Em que é que a experiência de trabalhar na IKEA é diferenciadora face a outras empresas do sector do retalho?
Na IKEA, todas as funções e todos os dias são diferentes. No entanto, onde quer que trabalhe, podemos prometer-lhe uma coisa: trabalhar na IKEA é muito mais do que um mero trabalho. Os valores humanísticos, as nossas origens suecas e a cultura que partilhamos são uma grande parte do que torna a IKEA única, como marca e como local de trabalho. Se visitar qualquer unidade IKEA em qualquer parte do mundo, vai ver os nossos colaboradores a viverem diariamente os nossos valores.

Valorizamos o contributo de cada colaborador. Na IKEA, todos são tratados por “tu”, conhecidos pelo nome próprio e incentivados a trazer a sua perspectiva para a discussão. Todos crescemos juntos. Seja qual for o ponto de partida, todos os colaboradores têm liberdade para experimentar novos caminhos consoante as suas ambições, passar por diferentes lojas, departamentos e até países. Aqui, cada função é muito mais que um destino. É uma forma de crescermos em conjunto.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” na edição de Abril (n.º 148) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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