Inflação mantém optimismo dos gestores em valores negativos pelo terceiro mês consecutivo

O optimismo dos gestores de empresas manteve-se negativo em Agosto, continuando a taxa de inflação a ser a principal preocupação, embora com menor intensidade, segundo o barómetro mensal do Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE).

 

De acordo com os resultados do último Barómetro Mensal dos Gestores do FAE, o optimismo recuperou «ligeiramente» no mês de Agosto, mas manteve-se «negativo pelo terceiro mês consecutivo».

A taxa de inflação, que se situa no nível mais elevado desde 1992, surge como «a principal preocupação dos gestores pelo sétimo mês consecutivo», seguindo-se «a preocupação com a contratação e retenção de talentos na segunda posição», com «o valor mais elevado do ano de 2022».

«The great resignation, o fenómeno que faz os trabalhadores voluntariamente desistirem dos seus postos de trabalho em busca de condições mais satisfatórias, é uma inquietação que paira sobre os gestores portugueses», aponta o FAE, explicando que «a inflação e o aumento do custo de vida estão entre as causas que espoletam o fenómeno».

«Por outro lado, acrescenta, a preocupação com a concorrência cai para os valores mais baixos desde que é realizado o barómetro, demonstrando que não representa, ao momento actual, uma apreensão para os gestores.»

O FAE é a associação representativa dos gestores portugueses desde 1979 e diz contar entre os seus associados com «os gestores das maiores empresas portuguesas, incluindo 12 CEO [presidentes executivos] do actual PSI».

O Barómetro Mensal dos Gestores baseia-se num inquérito mensal aos associados do Fórum sobre o que mais preocupa os gestores e administradores de empresas para os 12 meses seguintes, incluindo também o nível de optimismo e pessimismo para esse período.

Com as respostas, numa média entre 170 a 210, o FAE pretende construir um barómetro mensal que indique em cada momento e registe, também, numa série longa, a evolução das preocupações e optimismo dos gestores portugueses.

Ler Mais