
Investimento externo em Portugal impulsiona contratação para área de Finanças
A Page Personnel registou, no segundo trimestre deste ano, face ao mesmo período do ano passado, um crescimento de 47% no recrutamento de profissionais na divisão de Finance, uma tendência positiva que se vem a registar desde o início de 2015.
Para Bernardo Samuel, manager da Page Personnel Finance, «2015 tem sido um ano marcante para o mercado nacional, uma vez que diversas empresas saíram de grandes processos de reestruturação e, em consequência, aumentaram a procura estratégica de funções de middle management».
Segundo o profissional, este crescimento foi reforçado pelo investimento externo em Portugal, uma realidade reflectida no número de processos de recrutamento de perfis financeiros por parte de empresas multinacionais – 80% do total de casos em 2015 até agora. As empresas nacionais que operam também em mercados internacionais requereram 15% desses processos. E os restantes 5% foram gerados por empresas portuguesas a actuar apenas em mercado nacional.
«Até 2016, as empresas estarão a recuperar de diversos planos de reestruturação, financeiro e de RH, e em renovação de vários dos seus quadros empresariais, o que continuará a impulsionar a procura de funções de middle management», prevê Bernardo Samuel.
As funções de middle management financeiras alvo de maior procura são:
- Responsável Administrativo e Financeiro – média salarial entre 28 e 30 mil euros*
- Responsável de Contabilidade/TOC – média salarial entre 21 e 28 mil euros*
- Controller – média salarial entre 18 e 25 mil euros*
- Técnico de Tesouraria e Facturação e Técnico de Cobranças – média salarial entre 14 e 18,2 mil euros
(*salários para funções com até 5 anos de experiência profissional)