Ispa aposta na promoção da saúde mental no ensino superior
O projecto UNI_R, promovido pelo Ispa – Instituto Universitário, pretende sistematizar uma resposta integrada de promoção da saúde mental no ensino superior, através de actividades educativas e participativas em contexto escolar e em contexto de parceria universidade- comunidade.
Construir um ambiente académico focado na promoção do bem-estar e da saúde mental, promover uma reflexão informada e estruturar um modelo que facilite a identificação e implementação de medidas de integração e acompanhamento de estudantes durante o seu percurso académico no ensino superior é a base de partida do projecto UNI_R, promovido pelo Ispa – Instituto Universitário.
Com início em 2024, depois de aprovada a candidatura submetida no âmbito do Programa de Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar no Ensino Superior (promovido pela Direcção-geral do Ensino Superior), o projecto UNI_R foi delineado por uma equipa de professores e coordenadores de serviços do Ispa, a partir da sua experiência de docência, investigação e acompanhamento de estudantes no seu percurso no ensino superior.
«O projecto prevê a participação alargada de todo os intervenientes no contexto educativo, incluindo estudantes de todos os ciclos de estudos, e foca-se no desígnio protetor da educação, que pode ser potenciado através da identificação e implementação de estratégias que abranjam o combate a diversas formas de estigma e/ou discriminação de estudantes, por razões associadas ao género, à etnia, ao país de origem, ao estatuto socioecónomico, à orientação sexual ou ainda associadas a questões relacionadas com problemáticas ou incapacidades de saúde física ou mental», sublinha Maria João Moniz, coordenadora do UNI_R.
O projecto UNI_R assenta em medidas proactivas universais, selectivas e adequadas, envolvendo toda a comunidade educativa, que se traduzem em quatro tipologias de acções:
• Actividades educativas em contexto escolar (exemplos: atividades teórico-práticas em sala de aula, tutorias, projectos de turma)
• Actividades educativas em contexto de parceria Universidade-Comunidade (exemplos: visitas de estudo, seminários de estágio e dissertação e participação em eventos científicos e/ou sociais)
• Actividades participativas em contexto escolar que implicam a acção deliberada do estudante e o compromisso de participação ativa (exemplos: programa de desenvolvimento de competências de investigação, integração em equipas com projectos de investigação e intervenção, apoio nas actividades institucionais, outras actividades extra-curriculares promovidas pelos organismos da escola, incluindo iniciativas de estudantes, ciclos de conferências, etc)
• Actividades participativas em contexto de parceria UniversidadeComunidade (exemplos: estágios de observação, programas de aprendizagem em serviço)
O projecto parte de uma recolha de dados, junto da população estudantil, acerca da forma como perspectivam o seu próprio bem-estar, a sua presença, participação e pertença à comunidade educativa. Esse procedimento de recolha estará estruturado em três momentos temporais (2024/2025/2026) e os participantes serão convidados a avaliar as várias actividades que decorrem ao longo dos dois semestres de cada ano lectivo.