Já gastou o seu subsídio de Natal? Sigas estas dicas e rentabilize-o (ou o que sobrou)

O subsídio de Natal pode ser uma oportunidade para acertar as contas da família. Tendo isto em mente, o Alerta Emprego partilhou dicas para rentabilizar o seu subsídio de Natal.

 

1. Identifique os seus gastos fixos
Antes de pensar em qualquer compra, investimento, ou poupança é importante ter a noção real dos gastos fixos inerentes ao agregado familiar.

Então, inclui-se: a renda ou a prestação do crédito habitação, a alimentação, a electricidade, a água e as despesas com viaturas.

Depois de garantir que todas as suas necessidades básicas estão garantidas, pode partir com mais segurança para as despesas caraterísticos desta época.

2. Defina quanto vai gastar no Natal
O Natal significa também um gasto extra e muitas vezes significativo. Então, planeie este gasto. Assim, defina a quantas pessoas vai dar presentes e qual o valor máximo para cada pessoa. Desta forma, acabará por criar um orçamento total das despesas.

Este planeamento não só o vai ajudar a controlar os gastos, como as compras impulsionadas pelo consumismo.

3. Aumente o seu fundo de emergência
Esta é uma excelente oportunidade para reforçar as suas poupanças. Então, se não tem um fundo de emergência, pode aproveitar para o criar. Este deve ter um montante correspondente a seis meses de despesas fixas.

4. Aproveite para abater dívidas
Se tem dívidas de algum crédito pessoal ou cartão de crédito, aproveite para o liquidar. Lembre-se que liquidar as dívidas de empréstimos a tempo é algo que possui várias vantagens.

5. Reforçar o PPR
Pense a longo-prazo, então utilize parte do montante de subsídio de Natal para começar a poupar para a reforma.
Considere também fazer um Plano Poupança Reforma (PPR) para acautelar o seu futuro financeiro.

6. Compare preços
Esta é a altura mais fácil do ano para ser “enganado” por campanhas promocionais. Assim, antes de fazer qualquer compra, compare preços. De certeza que vai poupar dinheiro, em vez de comprar à toa.

 

7. Invista em formação profissional
Investir na sua formação profissional pode ser considerado um gasto com frutos. Isto é, ao fazer este investimento, muito provavelmente verá resultados nas suas finanças.

 

8. Compre produtos portugueses
Nada melhor do que utilizar o subsídio de Natal para apoiar a nossa economia. Então, compre produtos portugueses e ajude os nossos negócios.

Ler Mais