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Já ouviu falar em retrabalho? Sabe como o evitar?
Quando os parâmetros de eficiência e expectativas não estão em sincronia acontece o retrabalho.
Desta forma, o retrabalho acontece quando há a necessidade de repetir a execução de uma actividade, mesmo que parcialmente, por falhas no procedimento ou mudanças de directrizes.
Quando acontece o retrabalho, as empresas:
- aumentam o gasto com materiais
- veem a produtividade a diminuir
- assintem a uma diminuição da motivação das equipas e dos colaboradores
- assintem a atrasos na produção
- constactam uma diminuição acentuada nos lucros
Para evitar o retrabalho na sua empresa:
- proceda ao mapeamento dos processos, só assim pode identificar possíveis falhas
- crie procedimentos que estejam devidamente desenvolvidos e testados
- define os colaboradores responsável pelo acompanhamento do andamento das tarefas
- capacite a sua equipa de modo a que se apresente mais produtiva
- invista na comunicação interna pois está provado que falhas na comunicação estão na origem de inúmeros erros de produção
- recorra a ferramentas de gestão de modo a gerir da melhor forma a rotina e as actividades
- automatize os processos de modo a evitar o erro
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