Já são conhecidos os vencedores dos Investor Relations & Governance Awards

Foram conhecidos na passada quinta-feira os vencedores da 34ª edição dos Investor Relations & Governance Awards (IRGAwards), prémios promoviso pela Deloitte, que distinguem as melhores práticas de governance no mercado de capitais português.

 

A cerimónia, que decorreu no Convento do Beato, em Lisboa, contou com a participação de Carl Bildt, antigo Primeiro Ministro da Suécia e actual co-chair do European Council of Foreign Relations e de Pedro Siza Vieira, antigo Ministro da Economia e da Transição Digital.

Na edição deste ano, os líderes e organizações foram desafiados a responder aos desafios de transformação e sustentabilidade dos mercados, através da criação de modelos de governance que coloquem a sociedade e o planeta no centro das decisões.

Para o apuramento dos vencedores foi auscultado um vasto colégio eleitoral, composto por representantes de entidades que atuam no mercado financeiro e empresarial, de onde resultaram as short-lists de nomeados, posteriormente sujeitas às decisões finais de um corpo de jurados presidido por Vítor Bento. Fizeram ainda parte do corpo de jurados desta edição: António Esteves, Álvaro Nascimento, Clara Raposo, Duarte Pitta Ferraz, João Moreira Rato, Luís Amado, Nuno Gracias Fernandes e Patrícia Teixeira Lopes.

António Lagartixo, CEO e Managing partner da Deloitte sublinha que: «Estamos perante uma nova ordem mundial, que coloca desafios acrescidos às organizações e aos seus líderes. Quando acreditávamos que os mercados poderiam recuperar da situação pandémica, o conflito armado na Ucrânia causou novamente uma grande disrupção e obrigou a repensar os modelos de negócio. É, por isso, importante distinguir os gestores e organizações que, perante uma incerteza generalizada, mais têm contribuído para o desenvolvimento da economia portuguesa.»

Estes são os vencedores da 34ª edição dos IRGAwards:

Lifetime Achievement Award: António Pontes Correia
Esta distinção, que resulta da deliberação directa do júri, foi atribuída a António Pontes Correia, membro do conselho de administração do IGCP, pelo seu contributo para as finanças portuguesas nos mais de 40 anos de dedicação à causa pública.

 

Special Award: Caixa Geral de Depósitos
Este ano, o júri dos IRGAwards, ao abrigo do número 3.5 do seu Regulamento, decidiu atribuir um prémio por deliberação direta a uma organização que se destacou pelo seu desempenho no mercado de capitais português em 2021.

 

Prémio CEO em Investor Relations: Miguel Stilwell d’Andrade (EDP)
Nesta categoria, que distingue os líderes que obtiveram um desempenho de excelência ao longo do ano de 2021, através da votação do Colégio Eleitoral, estavam nomeados António Rios de Amorim (Corticeira Amorim), João Manso Neto (GreenVolt) e Miguel Maya (Millennium BCP).

 

Prémio CFO em Investor Relations: Ana Luísa Virgínia (Jerónimo Martins)
Através da votação do Colégio Eleitoral, entre os nomeados a este prémio, que distingue os gestores que mais contribuíram para desenvolvimento financeiro das empresas, estavam Cristina Rios de Amorim (Corticeira Amorim), Filipe Crisóstomo Silva (Galp), Miguel Bragança (Millennium BCP) e Rui Teixeira (EDP).

 

Prémio Investor Relations Officer: Nuno Vieira (CTT)
Esta distinção reconhece o desempenho nas relações com os investidores e o mercado em 2021, estando também nomeados Ana Negrais de Matos (Corticeira Amorim), Bernardo Collaço (Millennium BCP), Miguel Viana (EDP) e Otelo Ruivo (Galp). Esta categoria resulta da votação do Colégio Eleitoral.

 

Sustainability Initiative Award: Programa Global Sustentabilidade da Sogrape
Esta categoria visa reconhecer as iniciativas desenvolvidas pelas organizações para criar um impacto social e ambiental em 2021. A sua atribuição resultou da deliberação do júri após análise das candidaturas espontaneamente apresentadas pelas empresas.

 

Transformation Award: H2 Usage Improvement for Public Transport da CaetanoBus
Nesta categoria, foi eleito um projeto com impacto significativo na transformação da actividade ou do negócio da empresa em 2021. O vencedor foi escolhido mediante deliberação do júri e análise dos projectos apresentados de forma espontânea pelas empresas.

Ler Mais