
Já tem estas 10 soft skills no seu CV? São essenciais (e aquelas que os recrutadores procuram)
As hard skills são essenciais, mas os empregadores estão cada vez mais a priorizar as soft skills, por isso deve adicioná-las ao seu currículo. As soft skills são aquelas competências intangíveis que definem como interage com os colegas, como se adapta a mudanças e como lida com conflitos. Tendo isto em mente, o The Muse partilhou as soft skills que os empregadores mais procuram e como as pode adicionar de forma eficaz ao seu currículo.
10 soft skills que deve ter no seu currículo
1. Comunicação
A comunicação engloba o entender e responder aos outros de forma eficaz. Isso inclui escuta activa, escrita clara e competências não verbais. A comunicação é constantemente classificada como uma das principais habilidades que os empregadores procuram.
Como destacar competências de comunicação no seu currículo: Enfatize a sua capacidade de apresentar informações complexas, dê exemplos de ocasiões em que liderou reuniões ou resolveu conflitos através da comunicação eficaz.
2. Inteligência emocional
Inteligência emocional é sobre reconhecer as suas próprias emoções e geri-las, bem como entender e ter empatia com os outros. Isto pode levar a um melhor trabalho em equipa, resolução de conflitos e liderança.
Como destacar a inteligência emocional no seu currículo: Dê exemplos em que resolveu conflitos, demonstrou empatia em projectos de equipa ou usou consciência emocional para liderar equipas em situações desafiadoras.
3. Adaptabilidade
Com constantes mudanças tecnológicas e ambientes de trabalho em evolução, a adaptabilidade é uma competência essencial. Quem aprende rápido novas ferramentas, ajusta-se a funções em mudança ou se adapta a uma cultura de trabalho de ritmo acelerado tem mais probabilidade de prosperar. Os empregadores querem candidatos que possam mudar de direcção sem perder o foco.
Como destacar competências de adaptabilidade no seu currículo: Mostre momentos em que adoptou novas ferramentas e processos ou assumiu novas responsabilidades.
4. Resolução de problemas
Os empregadores valorizam aqueles que conseguem pensar criticamente e navegar por problemas complexos sem depender de supervisão constante. Olhar para os problemas de ângulos diferentes e implementar soluções práticas de forma eficiente é especialmente importante em funções que exigem independência ou liderança.
Como destacar competências de resolução de problemas no seu currículo: Dê exemplos de momentos em que resolveu problemas complexos, simplificou processos ou superou obstáculos de projectos através do pensamento inovador.
5. Gestão do tempo
Os empregadores procuram candidatos que possam lidar com vários projectos, gerir prazos e entregar trabalho de alta qualidade sem microgerenciamento.
Como destacar competências de gestão de tempo no seu currículo: Descreva como conseguiu conciliar diversas prioridades, cumprir prazos consistentemente ou usar ferramentas organizacionais para gerir as suas tarefas com eficiência.
6. Colaboração e trabalho em equipa
Os empregadores precisam de pessoas que consigam trabalhar em equipa, contribuir para objetivos conjuntos e compartilhar ideias. Seja pessoalmente ou virtualmente, ser um membro colaborativo pode impactar significativamente o sucesso de uma empresa.
Como destacar competências de colaboração e trabalho em equipa no seu currículo: Mencione projetos específicos nos quais o trabalho em equipa foi fundamental, o papel que você desempenhou e como sua colaboração contribuiu para atingir os objectivos.
7. Liderança
A liderança não é só para gerentes, colaboradores que podem liderar pelo exemplo, motivar os seus colegas e impulsionar projectos, independentemente do seu cargo formal, são valorizados.
Como destacar competências de liderança no seu currículo: Dê exemplos de quando liderou um projecto, orientou um colega ou assumiu o comando numa situação crítica para alcançar um resultado positivo.
8. Criatividade
Numa altura em que a automação e a IA estão a assumir tarefas rotineiras, a criatividade é um diferencial que não pode ser replicado. Os empregadores valorizam pessoas que conseguem pensar fora da caixa, oferecer novas perspetivas e inovar de maneira que impulsione o desempenho dos negócios.
Como destacar competências criativas no seu currículo: Inclua momentos em que introduziu uma nova ideia, resolveu um problema de forma criativa ou desenvolveu uma solução única que levou a melhores resultados.
9. Resiliência
Resiliência é manter uma atitude positiva e recuperar-se após contratempos. Dada a incerteza no cenário empresarial actual, os empregadores procuram indivíduos que consigam manter-se motivados, aprender com os fracassos e manter a produtividade mesmo sob pressão.
Como destacar competências de resiliência no seu currículo: Dê exemplos de situações em que superou obstáculos, demonstrou persistência numa situação difícil ou se adaptou após passar por um contratempo.
10. Negociação
A negociação é uma das soft skills que os empregadores mais querem, sendo essencial para chegar a acordos, seja em contratos, escopo de projeto ou conflitos de equipa. Negociadores bem-sucedidos podem encontrar um ponto em comum, defender as suas necessidades enquanto consideram os outros e garantir uma progressão suave do projecto.
Como destacar competências de negociação no seu currículo: Partilhe exemplos de ocasiões em que negociou de forma eficaz, seja para garantir um contrato, resolver uma disputa ou gerir as expectativas das partes interessadas.