
Job rotation. Já a promove na sua empresa? Os benefícios são vários (para empresa e colaboradores)
Job rotation é um sistema no qual os colaboradores trabalham num ciclo de funções, actuando em diferentes departamentos por determinado período de tempo, com o objectivo de maximizar o aproveitamento e a aprendizagem de cada colaborador dentro da organização.
O job rotation é muito usado na formação de lideranças e em processos de estágio e trainees para identificar novos talentos, tendo como principal objectivo a prendizagem e o desenvolvimento dos profissionais para futuros desafios.
O período do processo deve ser definido levando em consideração a estrutura e a realidade de cada empresa, podendo durar apenas um dia, um mês ou até seis meses. No entanto, o importante é que ele tenha foco na aprendizagem para que o colaborador desenvolva conhecimentos e habilidades, evitando departamentos que estejam desorganizados e sem processos definidos.
Benefícios para a empresa
Um dos maiores benefícios é identificar talentos e alocar os colaboradores certos nas posições certas. A oportunidade de conhecer diversos sectores e desempenhar as funções na prática ajuda a analisar o desempenho dos profissionais e indicá-los para o sector com o qual eles tenham maior identificação e melhor performance.
Além disso, investimentos com palestras, cursos externos e conferências são muito importantes e devem estar sempre no planeamento das empresas, porém, nem sempre essas iniciativas são as mais eficazes para que os colaboradores entendam a realidade da organização e tenham uma visão holística dos processos que envolvem todo o negócio.
Nesses casos, o job rotation é uma alternativa que resolve esse problema e desenvolve o colaborador, que se torna mais completo.
- Possibilidade de ampliar as skills e competências dos profissionais
A compreensão holística sobre como funciona a organização é uma das vantagens do job rotation, que acaba por se tornar numa forma mais económica de encontrar talentos dentro da própria empresa para cargos que não estavam preenchidos ou que o estavam de forma inadequada.
Todos concordam que um cargo que tenha com um profissional que não tenha as skills e as competências necessárias para executar as tarefas determinadas para a função pode gerar inúmeros prejuízos para a empresa, principalmente num cargo de liderança.
Os profissionais em job rotation podem entregar tarefas de maneira mais eficaz, uma vez que conhecem o processo por inteiro e sabem o que os outros sectores da organização podem precisar relativamente à sua função.
- Preparação contínua para novas responsabilidades
Qualquer empresa precisa de colaboradores dinâmicos e conscientes, principalmente se está em constante crescimento. Enquanto as novas vagas não são ocupadas, os profissionais que já estão na empresa precisam ocupar provisoriamente as novas funções e, por isso, precisam de estar preparados para adquirir novas responsabilidades.
Essa flexibilidade também é boa para quem deseja não depender de colaboradores específicos para desenvolver determinadas funções, agilizando processos que podem ser realizados por vários colaboradores.
- Retenção de talentos
Em cargos que não sejam de gerência, o job rotation pode ajudar a reduzir o turnover e a reter talentos, uma vez que o ambiente de trabalho fica mais dinâmico e desafiador, atraindo pessoas que têm esse perfil mais enérgico.
Vantagens para os colaboradores
Para os colaboradores participar num job rotation desenvolve a flexibilidade, a autonomia, o compromisso, o espírito de equipa e o relacionamento com colegas e clientes. Além disso, o colaborador sai da zona de conforto, uma vez que precisa de lidar com situações novas, procurar informações sobre o mercado e assumir uma posição de liderança.
Desafios do job rotation
Mesmo com tantos benefícios, o job rotation também precisa de um certo cuidado na sua implementação, pois traz consigo alguns desafios que se não forem observados com cautela podem até anular as vantagens do sistema.
- Analisar os recursos alocados para que tragam valor
É preciso ter cuidado na hora de alocar os recursos. A análise deve ser realizada com cautela para que seja possível medir os resultados de forma fiel. É importante lembrar que se o job rotation não trouxer resultados, deve ser analisada a possibilidade de cancelá-lo, uma vez que se torna um custo desnecessário. - Ininterrupção da aprendizagem
Um dos maiores desafios do job rotation está em encontrar maneiras de catalogar e ensinar a nova equipa. Se cada pessoa aprende a fazer apenas aquilo que quem estava antes no cargo sabia, não há evolução para a empresa, apenas para o colaborador, que desenvolve novas habilidades. - Adaptação na empresa
O job rotation não pode ser aplicado em qualquer sector e nem em qualquer momento da empresa. É preciso planeamento, dedicação e esforço de todos para que ele possa funcionar adequadamente e trazer resultados.