José Reis, DHL Express Portugal: «Orgulhamo-nos de promover a atitude de trabalhar “As One”»

A distinção, pelo quarto ano consecutivo, do Great Place to Work é tudo menos fruto do acaso. Além da preocupação com o bem-estar, a maior aposta está nos dois programas formativos disponibilizados aos quase 700 colaboradores. Aqui, a máxima «Pessoas felizes e realizadas fazem empresas de sucesso» é inegável.

 

Por Tânia Reis

 

Enquanto parte da multinacional alemã, a DHL Express dedica-se ao transporte internacional de encomendas e documentos. Em Portugal há mais de quatro décadas, está presente de norte a sul do País, e tem no topo das prioridades as suas pessoas. «Estando no sector dos serviços, as pessoas motivadas constituem o primeiro pilar do sucesso global da empresa», afirma José Reis, director-geral da DHL Express Portugal.

Fazem questão de, diariamente, colocar em prática «estratégias e políticas internas que contribuem para uma cultura empresarial saudável e positiva». A diversidade, a inclusão, a ambição, a atitude colaborativa e que apoia cada pessoa no percurso individual, para tornar a sua carreira o mais gratificante possível, são altamente valorizadas, a par da igualdade de oportunidades, a formação e desenvolvimento, pessoal e profissional, contínuos, com condições de trabalho flexíveis.

Assim, com o objectivo de preparar as pessoas para o presente e futuro, e oferecer oportunidades de crescimento para tornar possível alcançar melhores resultados, a DHL Express «está sempre atenta aos desenvolvimentos no mercado de trabalho e esforça-se por aumentar ainda mais a sua atractividade para colaboradores actuais e futuros», explica José Reis.

Os desafios do sector da Logística e dos Transportes não são poucos. Desde logo, a pressão, em plena era digital, no que diz respeito à força de trabalho. «As novas gerações têm uma relação diferente com a realidade laboral e mais expectativas em relação às empresas com que se relacionam em matéria de propósito, sustentabilidade, diversidade, inclusão, bem-estar ou flexibilidade», faz notar o responsável, acrescentando que o reforço do «envolvimento de talento jovem a par dos mais seniores» traduz-se (e comprova-se) em «estratégias para atrair, manter, desenvolver e motivar as nossas pessoas». Em marcha estão diversas iniciativas, que vão desde «um vasto sistema de reconhecimento e apreço, que envolve prémios e semanas temáticas», a um programa de saúde e bem-estar, planos de formação e desenvolvimento com conteúdos inovadores, práticas de promoção de diversidade, equidade, inclusão e sentido de pertença, entre outros.

Outro dos grandes desafios a exercer pressão sobre a indústria da Logística são os avanços em matéria de digitalização, automação e inteligência artificial. Com o «aumento da tecnologia e da automação nas cadeias de abastecimento», as tarefas têm vindo a transformar-se e há novas funções a surgir, revelando-se «fundamental conhecer a magnitude e a velocidade da transformação digital para implementar uma resposta adequada de colaboração entre humanos e máquinas», salienta o director-geral.

Conscientes desse facto, aceleraram os processos de digitalização e reforçaram a presença online, através de actualizações da plataforma MyDHL+ e dos sites e redes sociais locais, para optimizar a experiência do cliente, ao «facilitar a interacção e o acesso à informação de que precisam, em qualquer lugar e a qualquer hora». Desta forma, a organização tem procurado tirar partido da digitalização, utilizando-a para executar as tarefas mais simples, permitindo que as equipas estejam mais disponíveis para actividades onde são mais necessárias.

 

Garantir um óptimo dia, todos os dias
A gestão de quase 700 pessoas, centrada num equilíbrio entre vida pessoal e profissional, na diversidade e inclusão, procura contribuir, «de forma proactiva, para desfazer a ideia pré-concebida de que a Logística e Transportes é um sector preferencialmente masculino», ainda que a força de trabalho esteja distribuída por 63% do género masculino e 37% do feminino. «Os homens ainda estão em vantagem, mas há cada vez mais mulheres a trabalhar em logística», garante. Com 30% dos colaboradores com formação superior e mais de 80% como ensino secundário completo, o convívio entre gerações diferentes é uma constante no dia-a-dia da DHL Express Portugal, já que a faixa etária vai dos 20 aos 64 anos. «Independentemente da categoria profissional, são todos igualmente importantes para o crescimento e desenvolvimento da empresa», garante.

Por isso, a distinção “Great Place to Work”, pelo quarto ano consecutivo, é motivo de orgulho e um «reflexo do trabalho que a organização tem vindo a desenvolver ao longo de décadas». José Reis acredita que «a relação entre a gestão da empresa e as equipas é um elemento bastante distintivo e igualmente atractivo para quem trabalha no sector, por exemplo».

Na DHL Express Portugal, criar um “Excelente Lugar para Trabalhar” passa por três etapas fundamentais: estabelecer uma cultura assente em valores fortes e distintivos desde o início; tornar a comunicação bilateral fácil, acessível e atractiva; e reconhecer o esforço individual e promover o desenvolvimento das pessoas. «Orgulhamo-nos de promover a atitude de trabalhar “As One”, de valorizar os trabalhadores, de lhes dar oportunidade de crescer, profissional e pessoalmente, garantindo “um óptimo dia, todos os dias”», realça.

Conscientes de que o sucesso da empresa resulta do sucesso das suas pessoas – a força motriz da actividade da DHL Express – e desse trabalho “As One”, desenvolvem um ambiente de trabalho estável, positivo, diverso e inclusivo, que garanta o bem-estar das pessoas. «O futuro só faz sentido se prosperarmos em conjunto», defende o director-geral.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Maio (nº. 149) da Human Resources, nas bancas. 

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