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Lidera equipas? Inspirar confiança é essencial (mas nem sempre fácil). Certifique-se de que tem estas atitudes
Profissionais que confiam nos seus líderes e nos membros da equipa tendem a ter um melhor desempenho, a reportar maiores níveis de satisfação e a demonstrar níveis mais elevados de compromisso. A Fast Company partilha factores-chave para construir confiança num cargo de liderança.
Actualmente, a liderança é mais complexa e importante do que nunca. Num mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo, os líderes são fundamentais para criar experiências onde os colaboradores possam prosperar e as organizações possam gerar excelentes resultados.
A confiança é a chave deste processo. Quando os profissionais confiam nos seus líderes é mais provável que se esforcem ao máximo, contribuam para uma cultura positiva e permaneçam na organização.
Se acha que construir confiança é um “bicho de sete cabeças”, desengane-se. A Fast Company partilha dicas bem simples.
A importância da confiança
Embora a importância da confiança possa parecer evidente, é importante considerar o seu impacto com base em factos, porque os líderes são mais propensos a fazer esforços para aumentar a confiança quando reconhecem os benefícios quantificáveis.
Por exemplo, estudos indicam que quando um profissional tem confiança no seu líder e nos membros da equipa, tende a ter um melhor desempenho, a reportar maiores níveis de satisfação e a demonstrar níveis mais elevados de compromisso. Outro estudo publicado no “Journal of Production Economics” descobriu que o desempenho melhora quando os colaboradores têm níveis mais elevados de confiança.
Também uma outra investigação publicada no “Journal of Occupational and Organizational Psychology” revelou que quando os líderes se concentram nas necessidades dos outros no processo de construção da confiança, os colaboradores são mais positivos em relação ao seu trabalho e mais capacitados – resultando numa maior criatividade, inovação e produtividade.
Ser visível e acessível
Um dos primeiros passos para um líder construir confiança é ser visível e acessível. Não precisa de estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, mas quando está mais disponível, gera confiança. Um estudo global realizado pela Oracle com quase cinco mil pessoas mostrou que quando os líderes são mais visíveis e acessíveis, os membros da equipa sentem-se mais confiantes e têm melhor desempenho.
A explicação reside no facto de termos um viés cognitivo em relação a pessoas que nos são familiares. Ou seja, tendemos a confiar naqueles que vemos com mais frequência, conhecemos e entendemos melhor. Além disso, quando um líder está mais disponível, passa a mensagem de que está atento e que se importa o suficiente para sintonizar e apoiar a equipa.
Essa visibilidade pode ser construída pessoalmente e à distância, mantendo contacto e comunicação regulares com os membros da equipa, ligando a câmara em reuniões virtuais e dedicando tempo de qualidade em reuniões individuais.
Ser responsivo
Outra forma de gerar confiança é a receptividade. Um estudo provou que quando os líderes são receptivos às perguntas dos colaboradores, respondem às equipas e tomam decisões de forma eficiente, os profissionais sentem-se mais seguros e confiantes de que os líderes estarão presentes quando for necessário. Além disso, a capacidade de resposta tende a ser sinal de respeito e empatia, o que influencia o desejo de os colaboradores se esforçarem e terem um bom desempenho.
Os líderes podem ser responsivos perguntando aos colaboradores como estão, se precisam de apoio e respondendo às perguntas de forma rápida e completa. Também devem ser proactivos, estando cientes do que está a acontecer na organização, ajudando as equipas a antecipar o que pode acontecer e comunicando como todos podem responder melhor.
Ser consistente
Outra forma de gerar confiança é a consistência. É claro que os líderes têm de se adaptar às mudanças do mercado, dos clientes e da organização – bem como às diversas necessidades dos membros da equipa – mas mesmo com os ajustes apropriados na abordagem, as pessoas querem trabalhar com líderes que sejam previsíveis a nível de valores, motivações e carácter, revela uma pesquisa da Academy of Management.
Na verdade, quando os líderes são mais consistentes o stress diminui. Muitas vezes os colaboradores até preferem um líder que tem mau comportamento mas previsível, a um chefe descontrolado que, por vezes, “perde as estribeiras”.
Os líderes podem construir confiança quando são fáceis de ler, quando se explicam e quando priorizam a autodisciplina, o foco e o pensamento cuidado. Todos esses comportamentos tendem a estar associados a uma abordagem mais previsível.
Gerar vários tipos de confiança
Ao gerar confiança, o líder também deve considerar como os colaboradores decidem confiar. Na verdade, existem vários tipos de confiança. A confiança cognitiva acontece quando as pessoas tomam decisões racionais com base nos comportamentos que vivenciam. Outra forma de confiança – a afectiva – ocorre quando as pessoas decidem o quanto confiar em alguém com base na forma como a pessoa as faz sentir.
Outra maneira útil de pensar em confiança é distinguir entre confiança na tarefa e confiança na ligação. Com a primeira, os colaboradores acreditam que o líder acompanhará, fará o que diz e concluirá as tarefas. A confiança na ligação acontece quando a equipa confia no seu líder a um nível pessoal para manter as suas confidências. As relações podem ter ambos os tipos de confiança, mas as mais gratificantes e produtivas tendem a ter ambos.
Resumindo, se deseja gerar confiança como líder, deve estar disponível, ser receptivo e consistente com os membros da sua equipa. Grandes líderes são responsivos, acompanham e apoiam. Mas também deverá valorizar as pessoas e priorizar as suas necessidades, garantindo que está a criar uma experiência na qual elas se sintam respeitadas, valorizadas e apoiadas.