Para liderar, precisa de ter influência

Quer inspirar quem o rodeia, ter uma maior compreensão das pessoas com quem trabalha e estabelecer uma ligação entre os diferentes departamentos? A Neves de Almeida | HR Consulting partilha alguns dos métodos que poderá pôr em acção para praticar e desenvolver a sua influência na organização.

Diga “não” à manipulação.
Apesar de por vezes ser difícil de distinguir, existe uma diferença entre negociar e manipular. A sua capacidade de influência está relacionada com a sua capacidade de negociar, sendo que tal implica que coloca todas as cartas em cima da mesa, apresenta uma proposta que traga benefícios para ambos os lados e que seja transparente.

Invista na Inteligência Emocional.
Apesar de a inteligência emocional nos fazer pensar que se trata de algo meio espiritual, é um facto que está presente no nosso dia-a-dia e que faz de nós melhores pessoas, e melhores líderes. Esforce-se por relacionar-se com os outros, por gerir as suas emoções e perceber as motivações das pessoas que o rodeiam.

Não se deixe levar pelas políticas de escritório.
Políticas de escritório são algo presente nas organizações, afirmando-se de forma mais ou menos intensa consoante os casos. No entanto, é algo incontornável e em que nem sempre é fácil de “navegar”. Estas dinâmicas interpessoais informais contornam a hierarquia oficial da empresa e funcionam como um jogo de influências que temos de saber gerir. Compreenda quem são os “grupos” na sua organização, as alianças e as desavenças e use a sua influência para unir as equipas e trazer o melhor para a organização.