Líderes admitem que espaço de trabalho digital ainda não está a apoiar adequadamente a produtividade

O estudo Reinventing Workplace Productivity da Lenovo, realizado junto de 600 líderes de TI, revela que, embora 79% dos inquiridos acreditem que a IA permitirá aos colaboradores focarem-se em tarefas de maior impacto, menos de metade considera que as actuais soluções de espaço de trabalho digital apoiam adequadamente a produtividade, o envolvimento e a inovação.

 

Apenas 36% acreditam que estes sistemas apoiam o envolvimento dos colaboradores de forma “muito eficaz”, enquanto 89% defendem que as organizações devem primeiro reformular o seu espaço de trabalho digital para desbloquear totalmente o potencial da IA. O estudo Reinventing Workplace Productivity explora as oportunidades e os desafios que a IA generativa apresenta para o futuro do trabalho, destacando a necessidade urgente de transformação do espaço de trabalho digital para garantir a sua adoção com sucesso.

O estudo destaca que a IA generativa será crucial para potenciar a colaboração, criatividade e produtividade, delineando várias áreas chave onde a IA pode impactar positivamente as organizações:

· Colaboração melhorada: As ferramentas de IA, tais como coautoria virtual e as traduções em tempo real, quebram barreiras, o que permite um trabalho de equipa sem interrupções em vários pontos geográficos e idiomas.

· Capacitação criativa: Ao automatizar tarefas repetitivas, a IA liberta as equipas para se concentrarem em trabalhos mais estratégicos e inovadores, de forma a impulsionar a resolução criativa de problema.

· Aumento da produtividade: As informações baseadas em IA simplificam o fluxo de trabalho, melhoram a eficiência e aceleram as operações do dia-a-dia.

 

O estudo mostra que praticamente metade (49%) dos líderes de TI inquiridos afirmam que a criação de uma experiência produtiva e envolvente para os colaboradores é a principal prioridade para o próximo ano.

Embora 63% dos líderes de TI inquiridos concordem que um local de trabalho digital altamente personalizado é essencial, a falta de dispositivos e aplicações configuráveis continua a ser uma das principais barreiras. Esta abordagem universal deixa os colaboradores sem o suporte adequado.

Já 61% dos líderes de TI reconhecem a necessidade de automatização de suporte de TI orientado por IA, mas muitas organizações ainda lutam para integrar esses sistemas de forma eficaz.

 

O estudo fornece três recomendações para as empresas que procuram tirar partido da IA no seu local de trabalho:

· Simplificar e personalizar a experiência do colaborador: Adaptar ferramentas, fluxos de trabalho, e experiências a funções individuais, garantindo assim máxima produtividade e inovação.

· Automatizar os processos de TI: Utilizar IA generativa para gerir eficientemente os dispositivos e satisfazer as diversas necessidades dos colaboradores, libertando recursos para tarefas de maior valor.

· Transformar fluxos de trabalho em criação de valor: Repensar os fluxos de trabalho e processos existentes para capitalizar totalmente as capacidades da IA generativa e impulsionar a inovação.

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