Líderes de TI afirmam que a aquisição de talentos nunca foi tão difícil. E há um fenómeno a agravar esta realidade

Os desafios de aquisição de talentos de TI estão actualmente a influenciar fortemente as decisões de investimento em tecnologia, de acordo com uma nova pesquisa divulgada pela MuleSoft da Salesforce. O relatório 2022 IT Leaders Pulse Report revela que quase três quartos (73%) dos líderes seniores de TI concorda que a aquisição de talentos de TI nunca foi tão difícil, e quase todos os entrevistados (98%) afirma que atrair talentos de TI influencia as escolhas de investimento em tecnologia da sua organização.

 

O relatório revela também que os líderes de TI estão actualmente a utilizar a tecnologia para criar experiências mais centradas nas pessoas para os seus colaboradores e clientes. A maioria (86%) dos líderes seniores de TI afirma que a experiência que uma organização oferece aos seus colaboradores e clientes é tão importante como os seus produtos e serviços, e quatro em cada cinco entrevistados concorda que as tecnologias melhoradas de atendimento ao cliente (86%) e ao colaborador (85%) são críticas para que a sua organização possa ser competitiva.

Quase nove em cada dez (87%) líderes seniores de TI concorda que investir em pessoas é extremamente importante. Como resultado, a maioria dos entrevistados planeia investir na melhoria do bem-estar dos colaboradores alocados à área de TI (82%) e na qualificação (78%), ambos à frente do aumento do número de colaboradores nas TI (68%) nos próximos 12 meses.

O  mesmo estudo mostra que cerca de todos (98%) os líderes de TI afirmam que a “Great Resignation” criou lacunas de competências nas funções de TI da sua organização, principalmente em TI e arquitectura de soluções (60%), e funções de gestão de infraestrutura e cloud (45%).

Muitos líderes seniores de TI estão a mudar para iniciativas de automação e auto-atendimento para resolver a crescente lacuna de competências. Em todos os sectores, 58% das organizações estão a automatizar tarefas e processos, e 53% estão a capacitar os colaboradores não-técnicos com ferramentas de automação para responder às suas próprias necessidades.

Os líderes de TI estão a ser avaliados pela experiência do utilizador: mais de metade estão agora a ser avaliados na produtividade dos colaboradores (52%), quando muitos estão também a ser avaliados em redução de custos e optimização (50%), experiência do cliente (48%) e experiência do colaborador (46%).

O estudo indica também que nove em cada dez (91%) líderes seniores de TI afirmam que os processos de TI existentes estão a prejudicar a produtividade. Os desafios de processos são também reportados como a impactar negativamente a inovação (91%), a adopção de tecnologia (92%), a experiência do cliente (92%) e a experiência do colaborador (93%).

Quase metade dos líderes seniores de TI afirmam que a melhoria de processos é uma das principais prioridades para a sua organização nos próximos 12 meses E a maioria dos inquiridos está a procurar criar fusões de equipas para melhorar processos e enfrentar os desafios orientados para processos. Mais de dois terços (69%) das organizações criaram ou estão em processo de criação de fusão de equipas, e 22% planeia fazê-lo nos próximos 12 meses.

As equipas de fusão traduzem-se em equipas multidisciplinares que combinam trabalhadores com tecnologia, análise ou conhecimento de domínio e que partilhem a responsabilidade pelos resultados de negócio e tecnologia.

Das organizações com equipas de fusão já implementadas, 63% dos líderes seniores de TI afirmam que essas equipas têm sido bastante eficientes em ajudar os negócios a alcançar os objectivos.

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