Os líderes do (e com) futuro devem ter estas cinco características

A natureza do local de trabalho mudou na última década e a pandemia acelerou tendências que se vinham a desenhar no mercado de trabalho com as restrições de confinamento que obrigaram ao teletrabalho em diversos sectores de actividade. As empresas são cada vez mais globais nas suas perspectivas e os colaboradores são mais diversificados do que nunca. A comunicação e os processos internos são mais colaborativos e menos hierárquicos. 

 

Adecco Portugal partilhou uma lista com as cinco qualidades que definem os líderes do futuro

 

1. Liderar pelo exemplo

O actual gestor é altamente eficaz, faz mais do que apenas supervisionar o fluxo de trabalho ou aprovar projectos. No local de trabalho do futuro, os gestores lideram pelo exemplo e são totalmente colaborativos, exibindo o empenho e as qualidades de liderança necessárias. Devem estar no terreno, utilizando as mesmas ferramentas que o resto da equipa. Subsequentemente, os funcionários estarão mais dispostos a mudar e evoluir quando virem os seus gestores a liderar pelo exemplo.

 

 

2. Compreender a tecnologia

Não se deve confundir esta competência com conhecimentos técnicos, a compreensão da tecnologia vai além de possuir competências básicas de Tecnologias de Informação (TI). Os gestores eficazes compreendem toda a gama de tecnologia, particularmente no que diz respeito ao seu negócio e nicho industrial, estando plenamente conscientes do seu impacto em ambos.

Esta competência significa que compreenderão as personalidades dos consumidores, as suas interações em linha, bem como a experiência e as expetativas dos seus produtos ou serviços. O gestor do século XXI deve saber como utilizar a tecnologia relevante para fornecer soluções de sucesso. Os gestores com uma boa compreensão da tecnologia moderna serão sempre capazes de se adaptar e evoluir, alcançando uma forte reputação digital para a marca da empresa, a fim de se manterem à frente da concorrência.

As inovações ao nível da TI estão constantemente a ser lançadas para tornar os gestores mais eficazes e produtivos, facilitando enormemente o trabalho, fluxo de informação relevante e respetivo tratamento para apoiar decisões. Estar demasiado preso a todas as ferramentas de trabalho que facilitam as decisões pode atrapalhar a sua relação com a equipa. Atenção à componente humana que é essencial numa liderança bem-sucedida.

 

 

3. Ter consciência cultural global e a capacidade de advogar entre culturas

O gestor altamente eficaz do século XXI é aquele que acrescentou uma nova competência-chave ao seu conjunto de competências base: a mudança de código cultural. Isto significa modificar o seu comportamento de acordo com circunstâncias específicas para melhor se adaptarem a diferentes normas culturais.

 

Um gestor precisa de ter a informação, motivação e mentalidade certas. Além disso, requer a capacidade de gerir desafios psicológicos quando um colaborador ou cliente tenta traduzir os seus conhecimentos culturais em acção.

 

O gestor do século XXI precisa de compreender e apreciar a diversidade cultural no local de trabalho e no mundo empresarial em geral. Têm frequentemente experiência internacional e inteligência cultural específica.

 

 

4. Dominar o multitask

Pode ter lido sobre os riscos do trabalho multitarefa, mas será que se pode aplicar ao mercado de trabalho actual, onde a própria natureza do trabalho e a tecnologia moderna significam que a distração temporária é inevitável?

 

Com vários e-mails, chamadas, textos, reuniões, clientes e funcionários para lidar diariamente, o chefe do século XXI aprendeu simplesmente a fluir com a mudança, seja sentado no escritório ou remotamente. Em vez de lutarem contra as distracções, eles simplesmente aceitam-nas, adaptam-se e prosperam.

 

 

5. Comunicar eficazmente
Os líderes eficazes são bons comunicadores. Asseguram-se de que cada informação é correcta, precisa e transmitida com sucesso ao destinatário pretendido. Não deixam margem para ambiguidades ou suposições. Portanto, quando um líder eficaz fala, todos ouvem, porque o público sabe que a informação será de algum valor para eles.

 

Contudo, uma comunicação eficaz não é simplesmente colocar as palavras no papel ou falar sem problemas, usando uma gramática perfeita. Trata-se também de poder transmitir informação de uma forma que motive as pessoas a fazer o trabalho voluntariamente, de acordo com as instruções dadas.

 

Como regra, é menos provável que os colaboradores trabalhem com um líder que exija e ordene, em vez de motivar e inspirar. A comunicação eficaz é uma competência-chave que todos os líderes empresariais modernos devem desenvolver e aperfeiçoar. Mesmo que pense que não é o seu ponto forte, pode começar com a formação e melhorar através da experiência.lideres

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