Ligação aos colegas e ambiente físico contribuem para a felicidade no trabalho, revela estudo

O que é “a felicidade no trabalho?” e como medi-la? A equipa do Lionesa Business Hub aferiu, junto da  comunidade trabalhadora do centro empresarial, de forma objectiva, a importância dos factores associados ao bem-estar na produtividade e na criatividade e os resultados são agora conhecidos.

 

Numa investigação que envolveu uma parceria com a Universidade Lusófona, entre os dados apurados constata-se que, os trabalhadores, sobretudo os que fizeram uma transição recente para o mercado de trabalho, conseguem experienciar níveis mais baixos de stress e ansiedade, fomentando, assim, o conceito de felicidade no trabalho. “As oportunidades criadas para que se encontrem com outros colegas”, são referidas como um dos itens mais importante para a felicidade no local de trabalho.

O Lionesa Business Hub é um centro empresarial focado na felicidade como motor central da atracção, fixação e ampliação do talento. Actualmente, acolhe um total de 120 empresas, na sua grande maioria multinacionais como a FedEx, a Farfetch, a Vestas, a Oracle e a Vodafone, envolvendo uma comunidade de mais de 7 000 colaboradores, de 47 nacionalidades.

A amostra baseou-se em cerca de 400 colaboradores inquiridos, das oito maiores empresas, sendo 54% homens e 46% mulheres, tendo como análise o projecto Lionesa Happiness Pyramid, implementado desde 2020. Em causa está uma estratégia única e inovadora em Portugal, baseada num modelo próprio de felicidade, que nasce com o objectivo de garantir a alegria e o bem-estar dos colaboradores no trabalho.

«Foi com base na premissa de “construir um mundo de trabalho mais feliz”, o Lionesa Happiness  Pyramid, modelo que contempla cinco processos diferentes – “Collegiate Spaces”, “Design Thinking”, “Green Spaces”, “Art & Culture” e “Lionesa Business Club” – que o Lionesa Business Hub foi direccionando a sua actividade ao longo destas duas décadas de existência», adianta António Pedro Pinto, responsável pelo marketing do LBH.

«Com uma visão de negócio que transcende os lucros, e assenta, essencialmente, na manutenção dos índices de felicidade no campus, a aposta na implementação do Lionesa Hapiness Pyramid foi crucial para o nosso crescimento», acrescenta.

De um primeiro conjunto de temas, uma das questões associadas com a felicidade no trabalho mais valorizadas é a da recomendação aos familiares para trabalharem no Lionesa BH (8,5/10) e a menos valorizada é a associada às compensações e benefícios.

Relativamente à percepção das oportunidades dadas pelo Lionesa BH, os colaboradores inquiridos atribuíram ao “sentirem-se ligados aos seus colegas de trabalho” como o item mais valorizado (8,04/10) sendo o menos valorizado o de aprender e crescer como um profissional (7,37/10).

Verifica-se que os homens referem ter um maior conhecimento do Lionesa BH do que o percepcionado pelas mulheres (7,6 vs. 7,0 em 10). Já as mulheres referem ter um maior orgulho em serem membros do Lionesa BH (8,4 vs. 7,9 em 10) e em considerarem recomendar à família e amigos o Lionesa BH como local de trabalho (8,7 vs. 8,4 em 10).

De notar que, em todos os casos, em que se verificam essas diferenças, quem não pretende mudar de emprego valoriza mais o ambiente físico em que se encontra (8,31 vs. 7,67 em 10), sente-se mais satisfeito com o seu sistema de compensações e benefícios (7,45 vs. 6,26 em 10), sente-se mais satisfeito com as oportunidades de crescimento (7,73 vs. 6,09 em 10) bem como à probabilidade de recomendar aos seus familiares e amigos como local de actividade profissional (8,65 vs. 7,94 em 10).

No item dos sistemas de compensações e benefícios, o grupo entre os 26 e os 30 anos foi o que demonstrou uma maior insatisfação de entre todos os grupos. Já os grupos com idade inferior aos 26 anos e o grupo com idades entre os 31 e os 35 anos foram os que revelaram um maior orgulho em serem membros do Lionesa BH

No questionário efectuado aos colaboradores, foi-lhes solicitado que referissem três palavras que para si descrevessem a cultura do Lionesa BH as palavras mais referidas pelos colaboradores foram ‘happiness’ (87) e ‘fun’ (68).

Em relação à atracção e fidelização de talento, embora a maior parte das empresas indique que há vários factores que implicam nessa matéria, parece haver uma certa tendência para achar que as actividades do Lionesa BH ajudam na atracção e retenção, nomeadamente de um público mais jovem.

Foi referido que “trabalhar na Lionesa provoca o efeito WOW, por ser um ambiente jovem e alegre”. Também foi mencionado que “a proximidade da Lionesa com as universidades ajuda a captar talento. Aqui a Lionesa destaca-se.”

Relativamente a características profissionais, nomeadamente à área operacional dos colaboradores inquiridos, a que prevalece é a área de Tecnologias de Informação 40,3% e 12,0% actuam na área de operações.

Ler Mais