
Litoral Alentejano lança plano de apoio às micro empresas e PMEs
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), da qual fazem parte os municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, criou um programa de colaboração e apoio às empresas da região, em particular as micro, pequenas e médias empresas (PME’s), em parceria com a Deloitte.
O arranque está marcado para 19 de Maio, com a disponibilização de uma linha de atendimento gratuita para o registo de solicitações das PME’s.
O programa dispõe de um conjunto de serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional, para auxiliar, as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise que as empresas enfrentam.
O projecto incluiu a constituição de uma equipa multidisciplinar de cariz municipal – composta por representantes dos cinco municípios do Litoral Alentejano, da CIMAL e da Deloitte – que terá as seguintes competências:
· Disponibilizar informação prática ao nível das obrigações ficais e incentivos (como medidas de apoio à tesouraria, acesso a linhas de crédito, medidas de continuidade de negócios e emprego);
· Disponibilizar informação ao nível do direito do trabalho e empresarial (como medidas laborais de apoio a empresas e trabalhadores, regimes de lay-off, processos de execução);
· Partilhar conhecimento especializado, em termos de negócio, finanças, recursos humanos, comunicação;
· Propor medidas de emergência a aplicar de imediato, de forma a limitar o impacto financeiro;
· Identificar medidas de curto-prazo que permitam operar o negócio;
· Recomendar medidas que visem retomar a normalidade dos negócios.
«É para nós, cinco municípios do litoral alentejano, urgente actuar de forma rápida e eficaz na resposta às necessidades das PME´s do território do Alentejo Litoral. Temos felizmente um grande número de empresários bastante empenhados em conseguir manter a sustentabilidade do seu negócio e em garantir a continuidade dos postos de trabalho durante estes tempos difíceis, com os quais se deparam. Estes empresários revelam neste momento uma grande capacidade de resistência e resiliência. Queremos com a implementação desta plataforma mostrar que podem contar com os autarcas para ultrapassar a crise sentida», afirma o presidente da CIMAL e do município de Alcácer do Sal, Vítor Proença .