L’Oréal cria fundo de emergência climática para apoiar as comunidades vulneráveis a desenvolver maior resiliência face às catástrofes naturais

A L’Oréal anuncia um novo fundo de dotação de 15 milhões de euros para apoiar as comunidades vulneráveis a desenvolver uma maior resiliência face às catástrofes climáticas. O Fundo de Emergência Climática da L’Oréal apoiará as comunidades nas áreas mais expostas, permitindo que organizações parceiras especializadas as ajudem a preparar-se e a recuperar de catástrofes climáticas.

 

Estima-se que as catástrofes provocadas pelo clima tenham quintuplicado nos últimos 50 anos. Actualmente, cerca de três mil milhões de pessoas vivem em áreas expostas a catástrofes, prevendo-se que o número aumente em mil milhões até 20502.

O Fundo de Emergência Climática da L’Oréal chegará às comunidades vulneráveis através de parcerias com organizações locais de assistência a catástrofes e ONGs internacionais. O novo fundo baseia-se no compromisso do Grupo L’Oréal de enfrentar os crescentes desafios humanitários e ambientais, elevando o total de investimentos do Grupo para mais de 200 milhões de euros em vários fundos, como o Fundo L’Oréal para a Regeneração da Natureza, o Fundo de Inovação Circular e o Fundo L’Oréal para as Mulheres.

Os fundos serão canalizados para dois tipos de acções: “Preparar”, para ajudar a minimizar o impacto das catástrofes climáticas antes de estas ocorrerem, através do planeamento de catástrofes e de sistemas de alerta precoce; e “Reparar”, para restaurar infraestruturas essenciais e serviços vitais como os cuidados de saúde, a habitação e o acesso a alimentos e água quando ocorre uma catástrofe.

Os dois primeiros beneficiários do Fundo de Emergência Climática da L’Oréal são o The Solutions Project, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos, e a Start Network, uma aliança global de mais de 80 ONG locais, nacionais e internacionais, que trabalham com pessoas na linha da frente para dar respostas atempadas e eficazes quando e antes da ocorrência de crises humanitárias.

Ler Mais