L’Oréal Paris lança companha para combater o assédio em locais públicos

A L’Oréal Paris reafirma o seu compromisso em empoderar mulheres com o lançamento da nova campanha “O assédio em locais públicos nunca é culpa tua!” no âmbito do seu programa de formação “Stand Up contra o Assédio em locais públicos”.
A iniciativa, que procura conscientizar e combater o assédio de rua, destaca a importância de responsabilizar os agressores, em vez de culpar as vítimas.
De acordo com um inquérito internacional realizado pela L’Oréal Paris com a IPSOS em 2023, 75% das mulheres a nível mundial já foram vítimas de assédio num espaço público pelo menos uma vez na vida. Para 52% de todos os inquiridos, as mulheres são por vezes culpadas de assédio sexual em espaços públicos devido às suas atitudes, comportamento ou aparência (55% homens, 50% mulheres).
Para a L’Oréal Paris, estes números mostram a necessidade crucial de uma mudança de mentalidade relativamente ao assédio sexual. Porque, apesar da prevalência global do problema, continuam a existir ideias preconcebidas.
«Uma investigação alargada mostra que duas em cada três mulheres modificam a sua aparência física para evitar o assédio na rua. É por isso que L’Oréal Paris lançou esta nova campanha “A culpa nunca é tua”, que muda a mentalidade sobre o assédio sexual. A mensagem para as mulheres é: “A culpa nunca é tua, nem das tuas roupas, nem da tua maquilhagem. E toda a gente precisa de ser lembrada disso. Todos os dias», referiu Delphine Viguier – Hovasse, presidente Global de L’Oréal Paris.

 

Principais pontos da campanha:
1. Mensagem empoderadora: A campanha enfatiza que nenhuma mulher deve sentir-se culpada por ser vítima de assédio em locais públicos. L’Oréal Paris reforça que a responsabilidade reside nos agressores, não nas vítimas.
2. Compromisso social: A marca destaca o seu papel social ao utilizar a sua influência para criar consciência e promover uma mudança de mentalidade em relação ao assédio em locais públicos.
3. Aliança com a comunidade: L’Oréal Paris procura criar uma aliança sólida com organizações que trabalham na defesa dos direitos das mulheres e no combate ao assédio. A marca incentiva a colaboração para impulsionar a mudança a nível global.
4. Recursos e apoio: Como parte do compromisso, a marca irá disponibilizar recursos educacionais online e offline, bem como apoio a organizações que trabalham na prevenção e apoio às vítimas de assédio.
O programa Stand Up – Contra o Assédio em Locais Públicos de L’Oréal Paris foi lançado com o propósito de combater o assédio em locais públicos, uma preocupação global que afecta milhões de mulheres diariamente. Através da promoção da educação, da sensibilização e da formação, a marca está empenhada em contribuir para a eliminação da violência contra as mulheres, começando nos espaços públicos.