L’Oréal reforça o compromisso na luta contra a violência de género com novas iniciativas

Com o objectivo de fornecer à população ferramentas para identificar situações abusivas, o L’Oréal Groupe  tem promovido iniciativas internas. O projecto Stand Up Contra o Assédio nas Ruas, de L’Oréal Paris, e o programa global de combate à violência doméstica da YSL Beauty, Abuse Is Not Love, são duas iniciativas com expressão em Portugal.

 

Em colaboração com a ONG Right to Be, a L’Oréal Paris reforçou o seu compromisso em combater o assédio em locais públicos e contribuir para a erradicação da violência de género, através do programa “Stand Up Contra o Assédio nas Ruas”, com o objectivo de capacitar a sociedade para criar um ambiente seguro e de respeito em relação às mulheres – problema global vivido por 82% das mulheres, de acordo com um estudo conjunto realizado pela L’Oréal Paris e pela Ipsos.

A L’Oréal Paris disponibiliza formação online gratuita para saber como reconhecer e intervir em situações de assédio em locais públicos. A formação tem como base a metodologia dos 5Ds (distrair, delegar, documentar, dirigir-se e dialogar), um sistema pioneiro que permite à vítima e às testemunhas uma intervenção segura contra o agressor. Desde o seu lançamento, em Março de 2020, o programa já formou mais de 3000 pessoas em Portugal.

“Abuso Não é Amor”, em colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), é o programa da YSL Beauty contra a violência de género que procura educar jovens entre os 18 e os 24 anos sobre os sinais de alerta dos diferentes tipos de abuso, com o objectivo de compreender, identificar e prevenir a violência entre parceiros íntimos.

Este programa tem como objectivo formar os jovens para lutar contra a desigualdade de género e a violência por parte de um parceiro íntimo, pretendendo fazer a diferença na vida de todos os indivíduos, criando um diálogo sobre comportamentos abusivos, com foco na prevenção, educação e apoio.

O programa baseia-se em quatro pilares principais: formação interna;, apoio aos programas de prevenção dos parceiros de ONGs; desenvolvimento da liderança de pensamento; e conscientização em larga escala.

Desde o seu lançamento, em 2020, o programa já formou 7189 jovens em Portugal e 9000 colaboradores de YSL Beauty e da L’Oréal internacionalmente. O programa “Abuse Is Not Love” da Yves Saint Laurent Beauty foi lançado em 25 países, sendo que a meta global é alcançar dois milhões de pessoas formadas até 2030 para trazer mudanças sistémicas contra a violência baseada no género.

Já o “Employee Assistance Program”, de Share&Care é um programa para os colaboradores do Grupo L’Oréal em que lhes é fornecido apoio psicológico e emocional gratuito, com acesso telefónico 24 horas e 365 dias por ano.

A CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) disponibiliza serviços de apoio/informação gratuitos, anónimos e confidencial, para colocar questões, pedidos de apoio e de suporte emocional.

De destacar também que o Grupo L’Oréal em Portugal assinou, no ano passado, o “Pacto contra a Violência” uma rede de entidades parceiras da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), que procura desenvolver junto das empresas práticas laborais de prevenção e combate à violência doméstica.

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